Desvendando mercados para o comércio realizado por mulheres

unlocking trade for womenO Centro de Comércio Internacional (ITC) publicou em dezembro de 2015 relatório sobre a participação feminina no comércio internacional. O estudo fornece observações de tomadores de decisão, no que concerne à participação de mulheres no comércio mundial, e os desafios que elas enfrentam.

Atualmente, entre negócios internacionalizados, existem menos liderados por mulheres do que aqueles administrados por  homens. Mulheres, geralmente, possuem ou gerenciam pequenos negócios, mas tendem a trabalhar em grandes empresas.  A baixa representatividade feminina no comércio mundial deve-se a diversos fatores, por exemplo, barreiras  culturais e regulatórias, restrições de tempo ou acesso limitado a recursos produtivos e informacionais, fatores que dificultam gerenciar ou possuir um negócio. Entender tais fatores é essencial para poder superar a baixa parcela de participação feminina no comércio mundial.

O estudo apresenta informações sobre os negócios gerenciados por mulheres, dados sobre importadores e exportadores, além de oferecer uma visão de iniciativas de apoio ao comércio e investimentos que visam facilitar a integração de negócios capitaneados por mulheres aos mercados e cadeias de valor globais.

O relatório aponta que mulheres estão concentradas em setores e cargos específicos, no mercado de trabalho. Empresas orientadas para exportação possuem demandas de trabalho flexível e de baixo custo, oferecendo, no geral baixo salários e baixas condições de trabalho para mulheres, de modo que adentrar o setor de exportações não se mostra atrativo para as funcionárias. Já as empresas próprias de mulheres tendem a ter menos empregados, de modo que a sua entrada no mercado global é dificultada, devido a falta de recursos suficientes.

Ademais, os dados  sobre importadores e exportadores presentes no estudo, apresentam  comparações entre 20 países em desenvolvimento, com o objetivo de exemplificar as barreiras ao comércio realizado por mulheres, assim como recomendações para formuladores de política engajarem mais mulheres na economia global.

Em relação às iniciativas de apoio ao comércio e investimentos são apontados possíveis soluções para desmembrar barreiras de comércio, e um guia para as mulheres no comércio, abordando melhores informações, certificações, ambiente de trabalho, serviços financeiros, entre outros.

 

Serviço

Publicação: Desvendando mercados para o comércio feminino (Inglês)

Autor: ITC (International Trade Centre)

Ano: 2015