ITC – Centro de Comércio Internacional

O Centro de Comércio Internacional (ITC – sigla para International Trade Center) é a agência conjunta da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa conectar empresas a mercados globais e permitir o êxito exportador de pequenas e médias empresas em países em desenvolvimento e em transição, por meio do desenvolvimento de tecnologias relativas à gestão de informações sobre comércio exterior, além de metodologias e programas de treinamento.

Para isso, o ITC busca: (i) ampliar a capacidade das empresas, em especial as de pequeno porte, para que se integrem no sistema mundial de comercio; (ii) incrementar a capacidade das entidades do setor privado na articulação para promoção de políticas favoráveis ao comércio; e (iii) reforçar as capacidades das instituições de apoio ao comércio para que prestem melhores serviços às pequenas e médias empresas exportadoras.

O ITC, estabelecido em 1964, com sede em Genebra, na Suíça, apoia a ONU e a OMC em temas relativos à regulação, pesquisa e formulação de políticas. As principais linhas temáticas do trabalho desenvolvido pelo Centro são: empresa e política comercial, estratégia de exportação, fortalecimento das instituições de apoio ao comércio, inteligência comercial e competitividade dos exportadores.

No Brasil, o ITC desenvolve iniciativas em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX – Brasil) em áreas como análise e inteligência de mercado, competitividade e treinamento em comércio exterior.

Sebrae e ITC assinaram Memorando de Entendimento em fevereiro de 2010, com vigência até fevereiro de 2013,  com vistas ao fortalecimento da função de inteligência comercial do Sebrae, à melhoria de sua capacidade na área de mercados, além da participação em eventos da rede do ITC  para intercâmbio de experiências.

Fonte: ITC e Sebrae.

Link externo para ITC – Centro de Comércio Internacional