Projeto BraSIS

dsbrasisO Projeto BraSIS (do inglês, Brazilian Sanitation Information System – Sistema Brasileiro de Informação de Saneamento) baseia-se em princípios de reciprocidade e complementaridade para fomentar intercâmbio de experiências em áreas de interesses mútuos entre Brasil e União Europeia (UE).

As atividades realizadas no âmbito deste projeto foram divididas em três linhas de ação: análise sobre a informação já disponível; diagnóstico dos principais elementos estruturais que serão colocados em prática futuramente; e elaboração de uma série de recomendações a serem consideradas pelos desenvolvedores do sistema de informação do setor de saneamento no Brasil.

O estudo visa analisar o gerenciamento e o regulamento de serviços de informação sobre água e saneamento no Brasil a partir da perspectiva de especialistas envolvidos neste projeto. A análise também se propõe a analisar métodos de obtenção de informação empregados nestes setores no Brasil.

O presente estudo é produto do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. Os Diálogos Setoriais são uma nova dinâmica de cooperação entre a União Europeia e o Brasil. Nesse contexto, foi criado o Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, em 2008, que tem como objetivo contribuir para o intercâmbio de conhecimentos técnicos. É coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – por meio da Direção Nacional do Projeto – e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra). Desde 2008, foram investidos cerca de 10 milhões de euros no apoio a ações  propostas por ministérios e agências do governo federal brasileiro, que envolveram missões internacionais, realização de eventos, consultorias, elaboração de estudos e produção de publicações.

Serviço:

Publicação:Diálogo Setorial Brasil-União Europeia sobre Saneamento Básico – Projeto BraSIS (inglês)

Autores: Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Ano: 2013