Políticas de Desenvolvimento Produtivo e Industrial na América Latina e Caribe

SELA 1

Os países da América Latina e Caribe possuem características socioeconômicas bastante heterogêneas. O tamanho das economias, a distribuição da renda entre a população, a estrutura e eficiência institucional, a extensão territorial, sua composição geográfica e integração física com os países limítrofes. Existe, de fato, uma diversidade de padrões que conferem, a cada país, uma experiência única de desenvolvimento produtivo e industrial.

Essas diferenças se fazem mais visíveis ao analisar a forma desigual que se inserem no sistema econômico internacional. A ascensão da China como um grande player global, bem como o aumento da competitividade comercial com novos centros produtivos, impelem à região a necessidade de se aprimorar a competitividade e a capacidade produtiva por meio da integração econômica regional.

Face à esse cenário de diversidade, a publicação do Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (SELA) analisa os fatores positivos e negativos das políticas de desenvolvimento produtivo e industrial desenvolvidas na América Latina e Caribe, bem como os impactos que trazem sobre o comércio intrarregional, a integração das cadeias produtivas e a correção de assimetrias.

A publicação conta com um item dedicado às políticas de apoio às Pequenas e Médias Empresas (PYMEs na sigla em espanhol). As PYMEs desempenham um papel tradicional de geração de emprego e renda na região, respondendo por uma fatia expressiva do PIB na maioria dos países.

Não obstante, a publicação aponta a necessidade de se promover uma maior integração das PYMEs no comércio intrarregional, por meio de políticas de integração produtiva. É necessário promover condições para o financiamento, a capacitação e inovação tecnológica das PYMEs para que possam ultrapassar as barreiras nacionais e contribuírem mais ativamente para as trocas comerciais.

Serviço
Publicação: Políticas de Desenvolvimento Produtivo e Industrial na América Latina e Caribe (Espanhol – PDF)
Autor: Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (SELA)
Ano: 2014