Pesquisa de Atratividade Índia – 2014 Ativando as Perspectivas

A Pesquisa de Atratividade Índia 2014 realizada pela consultora Ernst & Young analisa a atratividade do país para o investimento direto estrangeiro (IDE), sendo um elemento-chave para analisar os níveis deste investimento e os seus principais destinos.

O relatório busca ajudar empresas a tomarem decisões sobre investimentos e governos a removerem barreiras para o desenvolvimento. A metodologia de duas etapas analisa tanto a realidade quanto a percepção de IDE no respectivo país ou região. Os resultados são baseados nas opiniões de líderes de opinião internacionais e locais, além de tomadores de decisão.

A Índia foi o quarto maior receptor de IDE em termos de projetos iniciados em 2012. Em termos de valor, isso representou 5,5% do IDE global. Embora o número de postos de trabalho tenha reduzido ligeiramente em 2012 (devido a uma queda em projetos industriais), a Índia ainda é responsável por 9,4% de postos de trabalho criados por IDE em todo o mundo.

A China continua a ser a principal concorrente do país para atrair IDE, já que ambas as economias estão fortemente competindo para obter uma fatia maior do comércio mundial e investimentos. Paralelamente, novos destinos como a Indonésia, Filipinas e Vietnã também estão surgindo como concorrentes. As Filipinas estão competindo com a Índia no setor de terceirização, enquanto a Indonésia e o Vietnã também estão ganhando importância devido ao seu enorme mercado interno.

O grande apelo da Índia encontra-se em seus custos trabalhistas competitivos, mercado doméstico lucrativo e sua força de trabalho qualificada. Os investidores estrangeiros também reconhecem seu forte sistema de gestão e de educação corporativa, bem como a sua infraestrutura de telecomunicações em desenvolvimento. No entanto, o país ainda possui pontos fracos, como a falta de infraestrutura e um restritivo ambiente operatório.

Serviço

Publicação: Pesquisa de Atratividade Índia – 2014 Ativando as Perspectivas

Autor: Ernst & Young

Ano: 2014