Trata-se de estudo apresentado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o uso das redes sociais por prefeitos e governadores na América Latina. O relatório inclui uma análise de 407 contas de mídia social, incluindo governadores e entidades públicas subnacionais de 61 cidades latino-americanas.
A pesquisa quantitativa e qualitativa teve como objetivos principais: descrever o perfil dos governos locais latino-americanos em redes sociais; definir o papel que esses governantes atribuem às redes sociais em suas funções governamentais; e compreender a evolução dos ecossistemas digitais no contexto regional a partir da incorporação crescente das redes sociais na atividade pública.
O relatório revela que a maioria dos grandes municípios da região institucionalizou o uso de ferramentas digitais na administração. Entre as ferramentas mais utilizadas estão o Facebook, YouTube e Twitter. Além disso, possuem equipes especializadas em comunicação digital no município, sendo a maioria composta por jovens.
No entanto, essa comunicação ainda não atingiu o potencial de interação que as redes sociais oferecem. As prefeituras ainda não utilizam as redes sociais para interagir com o cidadão, mas sim como um meio de transmissão unidirecional, além de nem sempre debater os temas propostos pelos cidadãos. Como exemplo, os autores enfatizam que cultura é o tema mais usado pelos prefeitos e municípios. Já para a população, a questão pendente é a segurança pública.
Serviço
Publicação: O “Governauta” Latino-Americano
Autores: Pablo Valenti, Ramiro Lopez-Ghio, Mario Riorda e Fernando Straface
Ano: 2015