Inovação e Tecnologias da Informação: reimaginando o futuro das Américas

inovacionA publicação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) traz informações e dados sobre a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas empresas da América Latina. Estudos apontam que a difusão dessas tecnologias gera  efeito positivo sobre a economia doméstica, assim como aumento de produtividade. Entretanto, este aumento varia segundo o país e a indústria, o que sugere que somente a utilização das TIC não é suficiente para alcançar o seu potencial máximo, de modo a trazer crescimento para a indústria e economia local.

Em geral, a penetração dessas tecnologias tem apresentado maior qualidade e rapidez, assim como um maior impacto econômico nas economias emergentes. Nos últimos dez anos, a penetração desse tipo de tecnologia na região da  cresceu, de modo a atingir também as Pequenas e Médias Empresas (PME). No entanto, o uso das TIC se concentra nas áreas administrativas e menos complexas,  enquanto as áreas produtivas e de inovação permanecem com baixa utilização. Além disso, a gestão e utilização das TIC na Internet  ainda necessitam de melhorias. Dessa forma, as empresas latino-americanas não possuem a melhor preparação e capacidade para o uso em sua máxima eficiência.

O relatório do BID aborda quatro áreas de oportunidade na  adoção das TIC que podem gerar aumento de produtividade e inovação: (i) necessidade de possuir um capital humano adequado para a gestão de TI; (ii) disponibilidade de  oferta maior e melhor adequada às necessidades das empresas; (iii) melhor acesso da computação e serviços empresariais na computação em nuvem; e (iv) caminho para o acesso de banda larga para a população.

 

Serviço

Publicação: Inovação e Tecnologias da Informação: reimaginando o futuro das Américas (Espanhol)

Autor: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Ano: maio/2015