Indo além do marketing: Gerando valor de negócio social na empresa

Pelo terceiro ano consecutivo, o Massachusetts Institute of Technology Sloan Management Review e a empresa de consultoria Deloitte elaboram pesquisa sobre negócios sociais.

Em 2014, o propósito foi investigar a visão dos executivos sobre a oportunidade de negócios sociais e como as empresas estão aproveitando o seu valor. O relatório é baseado nas respostas de 4.803 executivos em 26 setores e 109 países, e incorpora entrevistas com mais de 20 executivos e especialistas no assunto.

O estudo indica que a maturidade de negócios sociais da empresa, ou seja, a abrangência e a sofisticação de suas iniciativas é um bom indicador do valor derivado de iniciativas nesse setor. Além disso, o relatório demonstra como as empresas estão usando o empreendedorismo social além da função de marketing  para se transformarem e alcançarem resultados positivos.

As principais conclusões da pesquisa são:

·         O negócio social é percebido como importante tanto no presente como para o futuro;

·         Os colaboradores preferem trabalhar para empresas que se destacam pelo empreendedorismo social;

·         O aprimoramento das ferramentas de mensuração está começando a provar o valor das iniciativas em negócios sociais;

·         A maturidade dos negócios sociais está relacionada com o nível de resultados que as empresas atingem; e

·         As empresas podem desenvolver a maturidade de seus negócios sociais, concentrando-se em três principais condutores:

–  Utilizando dados de negócios sociais nas decisões;

–  Tendo uma visão de liderança baseada na crença de que o lado social pode mudar fundamentalmente o negócio; e

–  Movendo o negócio social para além do marketing para concretizar essa visão.

Serviço

Publicação: Indo além do marketing: Gerando valor de negócio social na empresa (Inglês -PDF)

Autor:  Massachusetts Institute of Technology Sloan Management Review e Deloitte

Ano: 2014