Pelo terceiro ano consecutivo, o Massachusetts Institute of Technology Sloan Management Review e a empresa de consultoria Deloitte elaboram pesquisa sobre negócios sociais.
Em 2014, o propósito foi investigar a visão dos executivos sobre a oportunidade de negócios sociais e como as empresas estão aproveitando o seu valor. O relatório é baseado nas respostas de 4.803 executivos em 26 setores e 109 países, e incorpora entrevistas com mais de 20 executivos e especialistas no assunto.
O estudo indica que a maturidade de negócios sociais da empresa, ou seja, a abrangência e a sofisticação de suas iniciativas é um bom indicador do valor derivado de iniciativas nesse setor. Além disso, o relatório demonstra como as empresas estão usando o empreendedorismo social além da função de marketing para se transformarem e alcançarem resultados positivos.
As principais conclusões da pesquisa são:
· O negócio social é percebido como importante tanto no presente como para o futuro;
· Os colaboradores preferem trabalhar para empresas que se destacam pelo empreendedorismo social;
· O aprimoramento das ferramentas de mensuração está começando a provar o valor das iniciativas em negócios sociais;
· A maturidade dos negócios sociais está relacionada com o nível de resultados que as empresas atingem; e
· As empresas podem desenvolver a maturidade de seus negócios sociais, concentrando-se em três principais condutores:
– Utilizando dados de negócios sociais nas decisões;
– Tendo uma visão de liderança baseada na crença de que o lado social pode mudar fundamentalmente o negócio; e
– Movendo o negócio social para além do marketing para concretizar essa visão.
Serviço
Publicação: Indo além do marketing: Gerando valor de negócio social na empresa (Inglês -PDF)
Autor: Massachusetts Institute of Technology Sloan Management Review e Deloitte
Ano: 2014