Globalização: Promovendo a internacionalização de Pequenas e Médias Empresas na América Latina e Caribe

going globalAs exportações são uma das chaves para o crescimento econômico de um país. Na América Latina e Caribe, o comércio internacional é vital para as economias da área. A expansão no comércio internacional nesta região é dirigida por multinacionais, enquanto as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) participam minoritariamente do mercado global. Dentre estas empresas, apenas 13% exportam. Apesar dessa pequena presença no mercado internacional, as PMEs constituem mais de 95% das empresas da região, figurando como a maior fonte de geração de empregos desses países.

Segundo a presente publicação, se os governos incentivassem PMEs a se internacionalizarem, particularmente nas empresas com potencial para ter sucesso em mercados globais, eles aumentariam as possibilidades de diversificar suas exportações. Além disso, pesquisas demonstram que a entrada no mercado global alavanca a produtividade, inovação e competitividade dessas empresas. Dessa forma, é essencial que os governos incentivem o comércio internacional nas pequenas empresas, como forma de incentivar a economia nacional.

O relatório visa trazer soluções para apoiar e acelerar a internacionalização de pequenos e médios negócios. A publicação traz informações sobre o estado da internacionalização das PMEs na América Latina e Caribe, as oportunidades e restrições para as PMEs se internacionalizarem, e recomendações práticas para formuladores de políticas, empresas, e profissionais da área para acelerar o processo de entrada dessas empresas no mercado internacional.

 

Serviço

Publicação: Globalização: Promovendo a internacionalização de Pequenas e Médias Empresas na América Latina e Caribe (Inglês)

Autor: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Ano: dez/2014