GEM 2014 Global Report

GEM2014O relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) fornece os resultados de dezesseis pesquisas sobre empreendedorismo realizadas a cada ano em todo o mundo. O número crescente de países participantes e a estrutura conceitual consistente, levantamento topográfico, ferramentas e a metodologia aplicada contribuem para a construção do maior banco de dados sobre empreendedorismo no mundo.

A pesquisa fornece ampla variedade de informações sobre diferentes aspectos do empreendedorismo e sobre atributos dos indivíduos e suas atividades em diferentes fases do empreendimento (do nascimento como start-up, estabelecimento e descontinuação). O levantamento também fornece insights sobre se os componentes do ecossistema do empreendedorismo apoiam ou dificultam a atividade empresarial na economia.

Em 2014, mais de 206.000 pessoas foram pesquisadas e 3.936 especialistas sobre empreendedorismo de 73 economias participaram da pesquisa. O GEM 2014 constatou que níveis elevados de otimismo empresarial, ambição e inovação são vitais para as economias em avanço.

O GEM apresenta importantes diferenciais em relação a outros estudos sobre empreendedorismo. O primeiro deles é que o levantamento dos dados é feito em fontes primárias, com indivíduos e não com empresas. Assim sendo, as conclusões serão sempre relacionadas aos indivíduos empreendedores e seus respectivos empreendimentos.

O segundo diferencial é que o GEM utiliza um conceito amplo de empreendedorismo que visa captar os diversos tipos de empreendedores (formais ou informais), sejam os empreendedores da base da pirâmide, envolvidos com empreendimentos muito simples ou aqueles envolvidos em empreendimentos mais sofisticados e de mais alto valor agregado. As diferenciações e reagrupamentos são feitos a partir das diversas questões levantadas no questionário, as quais permitem a posterior classificação desses empreendedores conforme suas características sociais e as características do empreendimento.

Serviço
Publicação: Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2014 (Inglês)
Autor: Global Entrepreneurship Research Association
Ano: 2015