Assimetrias regionais e desenvolvimento empresarial das pequenas e médias empresas industriais

2011-Fopyme-Asimetrías-regionales-y-desarrollo-empresarial-de-las-Pymes-industrialesProduzido pela Fundação Observatório PyME (Fopyme), o informe ‘Asimetrías regionales y desarrollo empresarial de las PyME industriales’ (Diferenças regionais e o desenvolvimento das pequenas e médias empresas industriais) mostra as desigualdades regionais na Argentina e como estas diferenças se refletem no desempenho das empresas.

O estudo aponta que o grau de desenvolvimento e inserção internacional das pequenas empresas do setor industrial varia em função de sua localização geográfica. A riqueza e a população estão concentradas em poucas províncias e 82% das pequenas e médias empresas industriais argentinas concentram-se na área metropolitana de Buenos Aires e na região central do país, que apresentam os melhores indicadores de desenvolvimento do país.

A adesão a certificações de gestão de qualidade exemplifica as assimetrias expostas. Cerca de 18% das pequenas e médias empresas argentinas contam com normas de certificação ISO. Em regiões de maior desenvolvimento industrial, como a região do micro Pilar, a proporção excede 27%, mas nas províncias do norte o número desce a 3% e 2%.

Atualmente discute-se a escolha entre políticas setoriais ou de desenvolvimento territorial  como escolha de recorte mais eficaz para  melhorar  desigualdades identificadas nas pequenas empresas.

 

Serviço
Publicação: Asimetrías regionales y desarrollo empresarial de las PyME industriales (Espanhol – PDF)
Autor: Fopyme
Ano: 2012