Compras públicas como ferramenta de desenvolvimento na América Latina e Caribe

Compras Públicas PYMEs SELA

Em diversos países latino-americanos o setor público é uma das principais fontes geradoras de renda, criando empregos diretos na administração pública e empregos indiretos na indústria, comércio e serviços por meio do sistema de compras públicas. Esse sistema traz uma série de benefícios à economia, pois influencia positivamente a demanda agregada de bens e serviços, estimula a geração de emprego e o crescimento econômico, condiciona a estabilidade macroeconômica e corrige falhas entre os mercados regionais.

No entanto, a utilização do poder de compra estatal como um mecanismo de desenvolvimento de pequenos e médios negócios (PYMEs na sigla em espanhol) é uma perspectiva ainda em aprimoramento na América Latina e Caribe. A publicação do Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (SELA) apresenta, em detalhes, formas de como aprimorar políticas públicas direcionadas à inclusão dos pequenos negócios no oferecimento de bens e serviços ao Estado.

Políticas de inclusão produtiva, quando congruentes com um marco normativo apropriado, se tornam um importante mecanismo de redução de custos para ambas instituições públicas demandantes e fornecedores, gerando melhores condições preço e qualidade dos produtos. Isto é crucial no caso de PYMEs, que não dispõem dos mesmos recursos de produção, distribuição e marketing das empresas de grande porte.

Serviço
Publicação: Compras públicas como ferramenta de desenvolvimento na América Latina e Caribe (Espanhol – PDF)
Autor: Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (SELA)
Ano: 2014