Atração Transfronteiriça de Recursos Humanos Altamente Qualificados: Um Estudo Comparativo de Relevância para o Brasil

dshumanosA disponibilidade mundial de recursos humanos altamente qualificados tem crescido cada vez mais devido ao aumento significativo do nível educacional não somente nos estados-membros da União Europeia (UE), mas também, mais recentemente, nos países do chamado BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Profissionais altamente qualificados são fundamentais para o crescimento econômico e para o aumento da competitividade e da produtividade. Estudantes, empreendedores e pesquisadores que tenham ideias inovadoras são a base para o estabelecimento de grupos tecnológicos e de negócios com alto valor agregado no setor terciário da economia.

No entanto, o aumento dos níveis de qualificação da população e o crescimento das economias nem sempre crescem no mesmo ritmo, tornando-se necessário suprir a falta de recursos humanos nacionais por profissionais estrangeiros.

O Brasil tem parcela baixa de educação de nível superior e cada vez menos doutores e cientistas em diversas áreas do conhecimento, apesar da crescente demanda por recursos humanos altamente qualificados que acompanha a expansão da classe média e o crescimento econômico da última década.

Além disso, após significante fluxo imigratório nos séculos XIX e XX, o Brasil vê desde os anos 1970 grande fluxo emigratório de profissionais brasileiros altamente qualificados em busca de oportunidades no exterior.

Diante deste cenário, o estudo visa fornecer ferramentas para a formulação de políticas públicas que visem atrair recursos humanos estrangeiros altamente como apoio para o aumento da competitividade e de investimentos privados no país. Para tal fim, comparam-se estruturas de políticas praticadas em estados-membros da UE e alguns países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O presente estudo é produto do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. Os Diálogos Setoriais são uma nova dinâmica de cooperação entre a União Europeia e o Brasil. Nesse contexto, foi criado o Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, em 2008, que tem como objetivo contribuir para o intercâmbio de conhecimentos técnicos. É coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – por meio da Direção Nacional do Projeto – e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra). Desde 2008, foram investidos cerca de 10 milhões de euros no apoio a ações  propostas por ministérios e agências do governo federal brasileiro, que envolveram missões internacionais, realização de eventos, consultorias, elaboração de estudos e produção de publicações.


Serviço:

Publicação:Atração Transfronteiriça de Recursos Humanos Altamente Qualificados: Um Estudo Comparativo de Relevância para o Brasil (português)

Autora: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

Ano: 2015