Cooperação Transfronteiriça na América Latina: contribuição para o processo de integração regional

cross-border-cooperationA publicação Cross-border cooperation in Latin America – contribution to the regional integration process (Cooperação Transfronteiriça na América Latina: contribuição para o processo de integração regional) tem o objetivo de analisar a experiência latino-americana no campo da cooperação transfronteiriça (CTF), identificando oportunidades e desafios para seu desenvolvimento à luz da experiência de integração regional da União Europeia.

Nos últimos anos foi possível confirmar um aumento substancial da vontade política para apoiar, desenvolver e fortalecer a CTF na América Latina. Administrações regionais e locais latino-americanas desempenham papel de importância crescente em muitos aspectos transfronteiriços, tal como integração produtiva. Neste contexto, o estudo realiza uma análise SWOT (força, fraqueza, oportunidade, desafio) utilizando como base dois casos de áreas fronteiriças da América do Sul: a Tripla Fronteira entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai; e a fronteira bilateral brasileiro-uruguaia.

Entre as dificuldades identificadas estão a falta de instalações conjuntas de controlo fronteiriço, a escassez em termos de infra-estrutura (em comparação com os padrões europeus), assim como a fragilidade das economias, o que limita o potencial de desenvolvimento de uma CTF sustentável.

 

Serviço
Publicação: Cross-border cooperation in Latin America – contribution to the regional integration process (Inglês – PDF)
Autor: Associação Europeia de Regiões de Fronteira, Comissão Europeia
Ano: 2010