Sebrae participa da Week Two do Programa Global de Aceleração de Políticas de Inovação (GIPA)

Entre os dias 18 a 22 de março, a colaboradora Hulda Oliveira participou da segunda semana do Programa Global de Aceleração de Políticas de Inovação (GIPA), coordenado pela Innovate UK e executado pela NESTA (Fundação de Inovação Global). O Acelerador Global de Políticas de Inovação é um programa de desenvolvimento focado em resultados e dedicado a formuladores de políticas de inovação, cofinanciado pelo Newton Fund, do Reino Unido, e pelos governos, agências e ministérios participantes dos demais países.

A Week Two representou uma oportunidade para cada time avaliar o progresso realizado desde novembro/2018, quando o programa foi iniciado, e estruturar os insights no sentido de definir um foco claro para o seu projeto. Os principais benefícios para os participantes, dentre eles o Sebrae, são: construção de redes e acesso à expertise na formulação de políticas de inovação; desenvolvimento de competências nos temas de design, intraempreendedorismo, prototipagem e iteração, participação cidadã, intermediação e visão de futuro; e construção de um projeto colaborativo de política de inovação.

Durante essa semana, foi possível aprender mais sobre o sistema de inovação do Reino Unido e começar a ideação e prototipação de possíveis soluções para o projeto. Houve ainda uma sessão sobre evidências/indicadores de políticas de inovação para orientar sobre como avaliar a solução que estava sendo desenvolvida. Foram realizadas também reuniões com mentores do Reino Unido para tratar de temas específicos sugeridos pelos times brasileiros, com o acompanhamento dos coachs.

Para o Sebrae, os temas definidos (tecnologias digitais e economia circular) estão alinhados às suas prioridades estratégicas. Portando, a experiência de implementação do projeto poderá trazer resultados interessantes e aprendizados a serem compartilhados com as demais regiões do Brasil. Em setembro de 2019, será realizado o Workshop final do programa, quando serão apresentados os resultados da implementação do projeto e os aprendizados gerados

O programa de aceleração permitiu ainda o estreitamento do contato com representantes das entidades do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, os quais participam dos times de projetos, no sentido de viabilizar a atuação do Sebrae como hub de inovação para os pequenos negócios no Brasil.