Container Park / Downtown Project www.downtownproject.com

Centro comercial e de lazer localizado no centro da cidade de Las Vegas. É uma edificação formada por containers, sendo que em cada um há uma pequena empresa. Há emprendimentos de diversos setores como alimentício, artístico e tecnológico. Há também um parque para crianças, uma praça de alimentação e espaço para shows. Gera empregos e fomenta a economia criativa. Faz parte do Projeto de Revitalização Urbana do Centro de Las Vegas. Afastada dos grandes cassinos, a área ficou abandonada até que em 2012 o CEO da ZAPPOS resolveu investir na região, realocando a sede da empresa de calcados para o local.  O projeto está avaliado em 350 milhões de dólares, sendo que 50 milhões serão investidos em educação, 50 milhões em startups em fase inicial (por intermédio do projeto Vegas Tech Fund), 50 milhões em pequenas empresas e 200 milhões no setor imobiliário. O projeto espera atrair, nos próximos cinco anos, 10 mil pesso­as dispostas a trabalhar e morar no centro de Las Vegas.

Business Success Center www.businesssuccessnv.org

Oferece aconselhamento gratuito para apoiar empreendedores e o desenvolvimento econômico no sul do estado de Nevada. A parceria reúne uma grande variedade de programas de negócios e parceiros locais, estaduais e nacionais para prestar serviços por meio do NSBDC. As instalações assemelham-se a um ambiente de trabalho compartilhado. Nele, as empresas podem ficar de 2 a 6 anos.

UNLV Business Startup Center http://unlvstartup.org/

Criado em 2013, faz parte da rede do NSBDC, Localiza-se no campus da Universidade de Las Vegas, facilitando o acesso de estudantes a informações sobre como abrir um negócio no campo da tecnologia. O Centro também possui representações em outros locais da cidade de Las Vegas e do estado de Nevada, à semelhança do UNCE. Também presta assistência gratuita. Utiliza o método CANVAS.

University of Nevada Cooperative Extension (UNCE) www.unce.unr.edu/
A instituição trabalha para que a academia trabalhe em prol do bem estar econômico-social e ambiental dos indivíduos da comunidade local. Contribui para que a sociedade se beneficie dos conhecimentos gerados por estudos e pesquisas. Há ações tanto no campo quanto na cidade. Presta assistência gratuita e oferece cursos. Tem representação em várias localidades do estado. E em todas elas existe estreita colaboração entre academia, comunidade e goberno, local, estadual e federal. Inclusive, o NSBDC tem uma sala no UNCE. Vale mencionar que além dos funcionários, existem vários voluntários, como aposentados que querem contribuir para a comunidade e para a nação. Também vale ressaltar que a colaboração (mais que a cooperação) é uma tônica entre as instituições que buscam fomentar o empreendedorismo e a criação de novos pequenos negócios no estado de Nevada. E a colaboração se dá tanto entre indivíduos quanto entre instituições.

Sessão “Feiras Verdes” – Glenda Brungardt

Essa sessão tratou da importância do planejamento e da execução de feiras verdes, isto é, realizadas com material reciclado ou montadas com recursos que podem ser reclicados ou reaproveitados. Apesar da importância do tema, a sessão foi mais retórica que prática. A própria EXIBITOR nos pareceu pouco ecológica apesar das políticas de reciclagem do próprio complexo onde o evento foi realizado. Seria possível utilizar bem menos papel, por exemplo.

184

InNEVation Center www.innevation.com

Fundado por um empresário local de sucesso com o objetivo de capacitar jovens empreendedores em prol da diversificação econômica e de empreendimentos sustentáveis e economicamente viáveis. Oferece ambiente profissional com diversas facilidades como espaços para reuniões e acesso rápido, seguro e a baixo custo à Internet. Também pensa na qualidade de vida, com espaços para alimentação saudável e meditação/relaxamento. O ambiente também foi pensado para facilitar a criação de redes colaborativas. Segue o modelo de espaço compartilhado de trabalho que facilita o networking. Para usar as instalações, os membros pagam uma taxa que varia de acordo com o número de serviços utilizados. A instituição também mantém parceria com diversos órgãos governamentais, locais, estaduais e federais. É interessante notar o lema “nós tiramos o ‘NO’ (não) de inovação” e o foco no tripé “colocation” (estar onde tem que estar), “colaboration” (colaboração) & “coworking” (trabalho conjunto, em rede).

Girls in Tech – Las Vegas (GIVLV) GirlsInTechLasVegas.org

A organização promove o empreendedorismo feminino e a participação de mulheres em setores tecnológicos – ainda predominantemente masculinos. Possui diversos
escritórios nos EUA e no mundo, inclusive no Brasil (São Paulo). Entre suas ações, destacam-se palestras, consultorias e treinamentos para mulheres que querem iniciar seu próprio negócio. As colaboradoras da organização trabalham como voluntárias tendo como foco de atuação a comunidade local. Registre-se que a GITLV operar na sede da “Work in Progress”, um espaço de trabalho compartilhado (co-working space) localizado no centro da cidade de Las Vegas.

 Mesas Redondas P2P (Peer2Peer Roun­dtable)

O objetivo dessa atividade era apresentar ao grupo o modelo de fórum vol­tado para a discussão de práticas e problemas comuns na or­ganização de eventos. São encontros que fomentam o debate e a troca de experiências sobre temas específicos mediados por um moderador especialista no tema. Realizadas pelos organizadores ao final de cada dia do evento, são uma excelente oportunidade de networking. Assemelham-se às nossas rodadas de negócio.

Sessão “Estratégias de Marketing de Negócios e Feiras” – Bob Milam

Novamente, uma sessão sobre a importância do planejamento na organização de feiras e eventos corporativos. No caso, além de planejar a logística, é fundamental ter um plano de comunicação e as estratégias de marketing costumam ser a parte mais frágil deste plano, pois as pessoas desconhecem o que são ou o que fazer com elas. Durante a sessão, o instrutor diferenciou estratégias de planos táticos e deu exemplos de como utilizar estratégia de marketing em prol do sucesso de feiras e eventos corporativos.

Las Vegas Convention and Visitor Authority (LVCVA) www.lvcva.com

A “agência” foi criada para promover Las Vegas como destino mundial de turismo e negócios. Para isso, realiza ações de marketing em todo o mundo, possuindo escritórios em
vários países, inclusive no Brasil (São Paulo). Também organiza eventos, sendo responsável pelas operçaões do Centro de Con­venções de Las Vegas.
É uma instituição público-privada, financiada pela taxa de turismo cobrada por todos os hotéis da região (12%, uma das mais baixas dos EUA), sendo que apenas 32% do total arrecadado são investidos na instituição. O restante é investido em transporte, educação, saúde e segurança. Registre-se que Las Vegas possui mais de 150mil quartos de hotéis tendo uma taxa de ocupação superior a 80% ao longo do ano (superior a cidades como Orlando e Nova Iorque). Em 2013, recebeu quase 40 milhões de visitantes. A cidade também possui inúmeros grandes espaços para eventos, boas vias de acesso (aéreas e terrestres), bem como transporte público seguro e de qualidade.

 118

Sessão “Usando pesquisas para medir o seu desempenho em Feiras e Eventos” – Ian Sequeira

Nessa primeira sessão, vimos como pesquisas são utilizadas antes e depois de feiras e eventos corporativos pra medir desempenho, satisfação e atendimento de expectativas, tanto por parte dos organizadores como também pelos participantes. Métricas são informações concretas sobre os resultados alcançados e podem ser comparadas com os objetivos inicialmente esperados. Vale ressaltar a importância de se utilizar métricas adequadas para cada tipo de evento, considerando-se o público-alvo.

 A Exposição – EXHIBITOR 2014

A feira em si foi interessante, mas muito pequena e pouco inovadora / criativa – principalmente sendo a EXHIBITOR considerada uma das maiores exposições mundiais voltadas para organizadores de feiras e eventos corporativos, que aponta tendências e traz novidades. Estruturas vazadas e estandes interativos com muitos recursos tecnológicos chamaram a atenção e serviram de inspiração. A utilização de material reciclado também.

 Workshop “A melhor coisa é estar: Oficina de Inspeção Local” – Janet Good

Esse workshop também foi bastante útil. Primeiro, foram apresentados pontos que devem ser verificados em uma inspeção e dicas com exemplos práticos. Depois, visitamos as instações do Mandalay Bay e verificamos como esse complexo se prepara para atender a diversos eventos. Novamente nos chamou a atenção como tudo é planejado e como os processos são bem definidos, conhecidos e executados. Treinamento também é fundamental. Além disso, o reconhecimento faz parte da rotina e motiva funcionários.

Workshop “Desvendando o poder das mídias sociais” – Emma Dahl

Esse workshop foi útil principalmente por apresentar diversas plataformas e suas vantagens comparativas e também trazer algumas ferramentas de gestão das mídias sociais em ambientes corporativos. Outro ponto importante que merece reflexão foi como planejar e ter sempre um “plano b” é importante, principalmente para situações de crise ou emergência. No entanto, não chegamos a elaborar um plano.
de marketing como indicado.