Avaliação IMEX 2015 e Missão Feira do Empreendedor

Na IMEX 2015 foi possível identificar que o evento, apesar de ser voltado para o trade de eventos, foca principalmente na exposição de países e seus convention bureau e redes hoteleiras. Apesar das minhas expectativas em encontrar um ambiente voltado para todos os serviços relativos a eventos, achei a feira interessante no ponto de vista de ideia inovadoras para cenografia de eventos, através dos grandes e bem feitos expostos no local. Porém não há como negar que a feira realmente deixa a desejar no ponto de vista dos demais serviços. Em contra partida os temas dos workshops e palestras foram extremamente interessantes e proveitosos, trazendo abordagens novas e tendências para o mercado do setor. Fica apenas um destaque negativo ao espaço reduzido para a realizações desses conteúdos que hora eram feitos nos próprios stands, hora realizados em salas com espaço extremamente limitado com no máximo 40 lugares.
Colocando tudo em uma balança termino com a sensação que trouce muito mais coisas positivas do que negativas. A missão em si foi ótima e apesar do grande número de participantes o retorno que pude ouvir no boca a boca foi extremamente positivo e todos ficaram muito satisfeitos.
Meu agradecimento especial a Juliana (UAIN) e Romilda (UAI) que proporcionaram uma junção de forças junto a UARI, incentivando uma sinergia de trabalho entre as unidades visando um objetivo em comum, o sucesso da missão!
Esperamos poder contribuir com essa parceria mais vezes e nos colocamos a disposição para futuros trabalhos!
Com certeza essa missão marcou muitas vidas inclusive a minha!
Obrigado a todos!

Dia 22 de Maio – Visita Social Impact Lab

A visita ao Social Impact Lab foi bem proveitosa. O instituto funciona como uma incubadora de startups sociais, proporcionando consultoria e suporte para a estruturação das mesmas.
Fomos recebidos pelo presidente da instituição que posteriormente passou a palavra para 04 representantes que apresentaram seus projetos.
Foram esses:
Case 01
Punta House, projeto voltado para ajudar imigrantes e refugiados principalmente vindos da Africa e dos países Árabes, com ações de integração através da arte, cultura, culinária e músicas de suas regiões. É um centro que permite além das oportunidades de integração, a disponibilização da casa ´para eventos, congressos e debates, todos voltados para os objetivos da Punta House. É um centro que permite acima de tudo a liberdade de expressão conforme sua cultura e vontade.
Desde de sua fundação já recebeu 200.000 pessoas.
Case 02
A proposta foi apresentada pelo Marcos, que é alemão, mas fala português. Seu projeto consiste em visitar empresas em Frankfurt com palestras e workshops voltados para a educação empresarial sustentável, ou seja, incentiva e demonstra atitudes e práticas rotineiras aplicadas a empresas que podem reduzir a utilização de recursos materiais e humanos, além de produzir ações de reaproveitamento de recursos e geração de economia para cada instituição.
Case 03
Na minha opinião o caso mais interessante. É sabido que na Europa existe um problema sério de envelhecimento de sua população, ocasionando falta de mão de obra para a operacionalização do continente e na Alemanha não é diferente.
O projeto visa justamente amenizar esse problema, através de visitas e trocas de experiências entre a população mais idosa em escolas com turmas de média 14 anos, proporcionando debates sobre temas e problemas vividos pela sociedade.
Assim as gerações pensam em soluções juntas através da sabedoria dos idosos e do vigor da juventude, potencializando os resultados. 
Além disso objetiva-se realocar aqueles idosos dentro de suas respectivas capacidades e potencialidades em locais onde ainda podem ser produtivos, aproveitando assim ao máximo seu conhecimento, tornando-os também ativos e valorizados.
Case 04
A Start Gallery utiliza de espaços vazios na cidade de Frankfurt para a exposição de artes em geral. Assim torna um espaço subutilizado em algo que agrega valor e multiplica conhecimento e cultura a população local. Ainda em fase de ampliação, o projeto está construindo uma plataforma de comunicação para ampliar seu alcance e sua visibilidade.

Dia 20 de Maio – Palestra Tendências e Tecnologias que Vão Mudar o seu Evento

Essa foi com certeza a palestra mais interessante, afinal precisamos estar atentos e preparados para as ferramentas que estão por vir. O mercado de eventos precisa inovar e para isso foram apresentadas algumas tendências, são elas:

– Beacons
Possibilitam informações através do seu dispositivo móvel e receptores online instalados ao longo do ambiente do eventos que se conectam e passam informações e aviso úteis tanto para o realizador do evento quanto para os participantes. Ex. quais palestras do interesse daquela pessoa estão disponíveis em sua proximidade ou qual a localização exata daquele participante. Enfim, as opções são muitas, resta ao produtor pensar a maneira mas proveitosa para o uso da tecnologia.
– Drones
Os drones podem ser muito bem aproveitados quando utilizados para registro fotográfico ou filmagem, podendo ser aplicado também para transmissões ao vivo, gerando uma imagem que seria impossível através dos meios convencionais.
– Algorithms ou RFID
É uma tecnologia utilizada através do RFID, ou seja, chips que permitem rastrear os participantes do evento, além de coletar suas informações e repassá-las ao realizador do evento.
– Hologramas
Como o próprio nome já diz, permite simular o impossível. Criar imagens holograficamente dando a impressão que a pessoa ou o objeto está ali ao vivo naquele local. É uma tecnologia sensacional, porém ainda é cara e muito rara de se aplicar em eventos.
– Realidade aumentada
Assim como a holografia, a realidade aumentada simula algo que na verdade não é real. Ela utiliza na maior parte de seu uso, a câmera dos smartphones, criando imagens fictícias  que interagem com a realidade.

– Google Glass
Ainda em fase de teste o óculos da Google promete literalmente revolucionar a forma como enxergamos o mundo. Seu uso e recursos ainda não foram totalmente revelados, porém já se sabe que para eventos, os óculos poderão interagir com várias outras tecnologias, como por exemplo o RFID, possibilitando identificar pessoas somente com o uso dos óculos. É aguardar para conferir.

– Apple Watch e demais relógios digitais
A nova safra de relógios inteligentes é recente e ainda não está 100% explorada, porém em um futuro próximo, permitirá a inclusão das informações do evento no próprio relógio. Será possível colocar programações, feeds de avisos e outros assuntos de interesse tanto do participante quanto do produtor daquele evento.

– Eye Tracking
Essa tecnologia é muito utilizada em sites para identificar a movimentação dos olhos dos navegadores, possibilitando identificar qual área mais observada. Aplicada ao universo de eventos, permitirá que identifiquemos qual o tema de maior interesse do público, ou até mesmo quais as ferramentas tem atraído mais a atenção de cada um.

– Apps de transmissão via streaming (Meerkat)
Uma das tendências que mais crescem em downloads de aplicativos, são aqueles que permitem que a própria pessoa transmita via seu celular um evento ao vivo, compartilhando com suas redes de contato e multiplicado assim de forma espontânea o seu evento. Um exemplo de app que permite isso é o Meerkat, disponível para apple e androide.
– Presença remota através de robôs
Apesar de parecer algo distante, já é possível identificá-la em alguns eventos. Essa tecnologia permite estar presente em um evento através de um robô controlado remotamente pelo participante.
– Displays flexíveis
Ainda são caros para se locar, porém como toda tecnologia, tende a ter seu custo reduzido ao longo do tempo. São telas flexíveis, inovadores e futuramente dobráveis e portáteis.
– Impressora 3D
Tecnologia que vendo sendo amplamente divulgada nos último meses. Permite criar objetos virtuais em algo físico e palpável. Atualmente é utilizada até mesmo para a produção de alimentos.
Para finalizar o palestrante terminou com a seguinte reflexão:
“A indústria de eventos impactará e muito as tendências de uso e criação de novas tecnologias”.

Dia 20 de Maio – Palestra Uso de Tecnologias Móveis para Maximizar seus Eventos

A palestra teve como tema o incentivo e a aplicação de dispositivos móveis para a ampliação da interação e alcance do evento por parte de seu público alvo.

Hoje, existem mais celulares do que pessoas no mundo e 86% dessas pessoas utilizam aplicativos em seus dispositivos.
Sendo assim, por que não criar aplicativos ou até mesmo jogos para fazer com que as pessoas interajam com seu evento de uma maneira nova e divertida.
APP
Para criar um bom aplicativo para seu evento, ele deve conter pontos como:
Fotos dos palestrantes
Programação
Expositores e informações de cada um
Informações financeiras (pode ser pegar pelo app?)
Uma boa identidade visual
Interação com os as palestras através de perguntas e respostas
Games
Procure lançar mão de games para seu app, utilizando de seus elementos para alcancar seus objetivos.
Por que o game?
– Em média as pessoas passam até 2h de seu tempo jogando nos seus dispositivos móveis
– O game da a sensação de progresso, estimulando a pessoa a ficar mais tempo no universo do evento
– Possibilita criar recompensas através do êxitos
– É uma ferramenta que possibilita a interação social
– Já é um habito de todos. Todos estão jogando algum jogo
– É divertido
Lembre-se que dispositivos móveis não se limitam a apenas o celular. Hoje em dia existem os relógios interativos, óculos, laptops que viram tablets, videogames, além de tantas outras coisas que ainda nem foram lançadas, mas tendem a ser.
Concluindo, é preciso pensar pra frente, olhar ao nosso redor e aplicar formas e ferramentas através das mais diferentes plataformas para atrair se público para seu evento ter sucesso no alcance de seus objetivos.

Dia 19 de Maio – Palestra Contanto Histórias em Eventos

A palestra trouce a ideia de que devemos criar uma história para o nosso evento para que possamos criar uma ligação com o público.

Foi trazida uma abordagem para a criação de uma boa história, criando uma analogia à estrutura básica para a construção de uma história padrão.
Uma boa história deve ter:
– Deve ter conteúdo (o que vai ser falado?). Faça um script, ou seja, tudo que deverá conter na trama do seu evento.
– Deve ter uma estrutura (como vai ser falado?). Contemple todas as etapas de uma boa história
1. Crie a trama
2. Faça uma introdução
3. Faça uma exposição da história
4. Crie o ponto de conflito
5. Continue com o desenrolar da trama
6. Leve seu público até o pico de emoção
7. Apresente o momento de embate
8. Continue com a segunda parte do desenrolar da história
9. Chegue até o momento de resolução da sua história
– Layout (aonde vai ser falado?) Crie uma identidade visual ao seu evento e sua história de forma que seja atrativa ao seu público.
Use histórias reais para dar credibilidade a sua.
Uma boa história deve ser:
Autentica
Emocionante
Honesta e direta
Fácil de se entender

Dia 19 de Maio – Palestra Melhores Práticas de Comprometimento de Grupo

A empresa 6 Steps trouce um tema que é um desejo dentro do universo de eventos: Como garantir que seu público  tenha comprometimento com seu evento.

A ideia é que o promotor do evento antes de mais nada conheça seu público e possa proporcionar ferramentas e abordagens que possibilitem um olhar diferenciado para seu projeto.
Algumas ideias foram sugeridas, são elas:
– Interaja sempre com seu público. Saia do formato de evento convencional, onde um fala e todos os outros escutam calados.
Torne seu público cada vez mais participativo com o tema apresentado no palco.
– Por que não construir um conteúdo no decorrer do evento?
– Mude se necessário o formato do evento. Traga o público para seu lado criando empatia com ele. Em um caso recente o CEO da Booking em uma conferência anual com seu funcionários fez a seguinte pergunta: “Sobre o que vocês gostariam de ouvir?” 1. Resultados da empresa; 2. Planos futuros da empresa; 3.Minha viagem de final de semana com minha família?
É claro que o tema escolhido foi o 3 e o evento foi um sucesso. Todos adoraram e passaram a olhar o CEO com outro olhar dando um novo direcionamento na percepção de credibilidade dele perante seus empregados.
– Em formatos de talkshow, por que não chamar alguém da platéia para se juntar ao debate? Isso mostra demonstra interesse pela opinião do seu público e gera um enriquecimento maior do debate, além de gerar mais empatia de seus expectadores.
– Por fim, foi trazida uma sugestão interessante. Por que não convidar crianças para dar sua percepção a respeito de um determinado tema? Crianças são inocentes e não possuem vícios, podendo muitas vezes enxergar coisas em uma perspectiva completamente diferente e inédita daqueles que se dizem mais experientes e experts em  determinados assuntos.
Palestra muito interessante e instigante.

Dia 19 de Maio – Palestra Eventos Vivos e Co-criação de Eventos

Palestra super interessante, que apresentou tendências e alternativas para a criação de eventos híbridos, ou seja, eventos que possibilitam uma interação com o público muito além  da forma convencional, seja com transmissões via streaming ou com outras ferramentas inovadoras como:

Tendência Egolution
É aquela que meche com o ego das pessoas. Introduz ferramentas ou motivações no evento que possibilitem os famosos selfies, fotos, enfim, tudo aquilo que pode promover a interação do seu evento com outras mídias.
Tendência Social Wedia
O nome remete ao Social Midia, e visa proporcionar e incentivar no seu evento a participação e criação de grupos no evento. Todos querem fazer parte de algum grupo hoje em dia, e por que não levar esse grupos ou até mesmos potencializá-los em seu evento? Torne-o cada vez mais interessante e dinâmico, isso trará um público cada vez mais interessado em mostrar em suas mídias ou wedias  que faz parte daquele projeto, não somente ele, mas seu grupo também.
Tendência de Co-creation
Crie possibilidades de se construir uma agenda ou uma programação junto com seu público. Afinal, são eles que irão ao evento, então por que não proporcionar assuntos e temas proposto pelos próprios participantes.
Envolva e interaja com seu público e crie um conteúdo cada vez mais próximo do interesse deles atrelando com seu objetivos através daquele evento.
Tendência Story Appetite
Aprenda a criar uma história do seu evento, ou seja, crie algo tão interessante que motive as pessoas a entrarem naquele universo e participarem cada vez mais de seus acontecimentos. Crie um contexto, uma emoção, um valor. 

Dia 18 de Maio – Visita a Commerzbank Arena

Visita a Commerzbank Arena

Com o término da copa do mundo, o país viu a necessidade de aproveitar melhor as grandes arenas construídas. 
Através da visita à arena do Eintracht Frankfurt podemos conhecer mais de perto a excelência alemã não só na construção de grandes espaços para evento, como também na organização de grandes eventos e gerenciamento dessas grandes arenas.
A começar pelo acesso ao local, cuja uma linha de trem permite o acesso praticamento direto ao estádio. Além disso possui 1.800 vagas para estacionamento de veículos para aqueles que optarem de ir com seu carro. Os arredores do estádio possuem calçadas amplas e bem distribuídas, além de ser totalmente estruturado para a recepção de um grande público.
Por conta do clima a arena não possibilita a realização de eventos durante o ano todo, porém em seu tempo disponível, sendo ele na maior parte no verão, recebe aproximadamente 25 grandes eventos entre corporativos, shows e festivais, totalizando 500.000 pessoas recebidas no total o longo desse período.
Tem capacidade para até 51.100 pessoas, além de possuir 2.000 assentos VIPs, 120 assentos para imprensa, 200 camarotes, sala de coletiva de imprensa e área para eventos institucionais.
Um grande diferencial do estádio é ter um projeto sustentável, contando com o reaproveitamento de água da chuva para irrigação do gramado, reutilização da água para sanitários entre outras ações. Isso inclusive proporcionou à arena a escolha pela banda U2 para a realização de seu show em virtude de sua proposta sustentável.
Outro ponto interessante é o teto retrátil que possibilita o fechamento total do campo, ampliando ainda mais sua utilização.
Em seu funcionamento diário a Commerzbank Arena conta com uma equipe de 50 pessoas para administração das demandas do dia a dia, porém em dias de jogo esse número pode chegar até 2.000 pessoas, entre segurança, limpeza, apoio, entre outros.
Concluindo, a visita foi extremamente proveitosa, e proporcionou uma troca de experiência incrível, abrindo a cabeça de todos para um melhor aproveitamento de nossos recém inaugurados e reformados estádios, além de permitir conhecer técnicas de sustentabilidade e gestão de serviços.