Integração por meio da acessibilidade e atuação empresarial, assim podemos resumir o aprendizado de hoje. No início da manhã a palestra do arquiteto Alejandro Echeverri, um dos responsáveis pelas obras de intervenção pública em Medellín abordou o conceito de urbanismo social que fundamentou as referidas intervenções, com base em três linhas de atuação: meio ambiente, urbanismo e sociedade.

Para o arquiteto a qualidade do desenho das intervenções, lembrando que nos bairros mais pobres foram instalados os edíficios mais bonitos, propiciam o que denomina de inclusão mental. Significa influenciar o psicológico das pessoas para que efetivamente se sintam e se percebam, no caso em análise, fazendo parte de Medellín.

Também um importante momento da Missão foi a reunião com o empresário Rafael Aubad que é presidente da Fundação Proantioquia que reúne um grupo de empresários com o objetivo de promover o progresso da Antioquia, que é o Departamento (no Brasil Estado) do qual Meddellín faz parte . A Fundação tem como prioridades a “educação e a competitividade”.

Vale destacar que Rafael é economista e ex-reitor de Universidade, o que contribui, seguramente, para a importante compreensão do papel da iniciativa privada no desenvolvimento da Antioquia com ações que ultrapassam os limites das suas empresas. Cabe ressaltar a forte atuação da Fundação no fomento ao empreendedorismo com ações significativas de apoio à elaboração de planos de negócios, profissionalização da gestão e articulação com potenciais mercados. Um dos pontos fortes da Fundação é a forte atuação do empresariado se envolvendo diretamente com as ações desenvolvidas pela entidade.

A agenda da tarde finalizou com a apresentação da Secretaria de Educação em que foram abordados aspectos relacionados à construição do ecossistema de informação com processo de retoralimentação, a partir de programas de educação com a definição dos 5 Pilares de atuação:

1. Bom começo – assistência à criança desde a gestação

2. Educação para todos – garante a chegada, permanência da criança a educação

3. Ruta de qualidade – programa de melhoria da qualidade da educação

4. Multilingua – inserção do segundo idioma

5. Articulação media com clusters

Mais um dia de muito aprendizado!

Débora Mazzei e Ana Clévia

 

Parceria e Participação. Assim podemos definir a essência das experiências vivenciadas hoje.

Em todos os lugares visitados a parceira público-privado-comunidade está presente. O modelo de participação da comunidade, assegurado constitucionalmente, também é um importante instrumento de inserção social e política. Em Medellín, as Juntas Comunales por meio do orçamento participativo decidem sobre a aplicação de 5% do orçamento.

Essa participação tríparte está refletida nos espaços públicos, por meio dos investimentos aportados pela iniciativa privada e pelo poder público. A presença da comunidade se faz presente tanto pela ocupação dos espaços em si, como pela influência na produção dos conteúdos desenvolvidos e trabalhos nesses espaços.

Um exemplo, no mínimo curioso, da apropriação da comunidade que se traduz na devolução das publicações emprestados é praticamente de 100%, enquanto que o percentual aceitável de perda é de 1%. Este é um exemplo prático de que a comunidade entende seu papel como protagonista no desenvolvimento da sociedade.

Débora Mazzei e Ana Clévia

A pergunta que podería nos ter sido feita no início do dia era: como se constrói a cidadania?

Hoje passamos o dia visitando projetos que buscam apresentar caminhos para a construção da cidadania em uma cidade, na qual a violência ainda é uma relidade, mas que reconhecidamente se reinventou. Conhecer o Parque Biblioteca Fernando Botero de San Cristobál em Medellín foi um grande aprendizado.

Visitar o Bairro San Javíer e conhecer o projeto das “Escaleras eléctricas de la Comuna” é constatar como algumas intervenções públicas influenciam diretamente na qualidade de vida de uma comunidade. Momento de reflexão de como essa realidade é similar a que vivencia o Rio de Janeiro.

Concluída a programação oficial da missão nos falaram da possibilidade de visitarmos mais dois projetos. O primeiro que visitamos é um grupo de hip hop que inclui grafiteiros, DJs e óbvio os que dançam. É desse grupo que nasceu o “Crew Peligrosos”. Muito interessante!

Mas me emocionei ao assistir a apresentação da peça de teatro “O canto da cigarra” com bonecos pela “Corporación Cultural Nuestra Gente”. Imaginem uma casa em um bairro pobre, onde há um palco e arquibancadas. Imaginem essas poucas arquibancadas lotadas de crianças (algumas com menos de 5 anos), jovens e pais.

Essa vivência me tocou profundamente! Realmente a arte não tem nacionalidade, mas tem sim um grande poder de transformação! Parabéns Jorge e todos que fazem o “Nuestra Gente”.

Conclusão: educação e cultura como instrumento de construção da cidadania em Medellín é um dos atrativos que leva turistas estrangeiros a dizerem que desejam retornar a cidade. E hoje visitamos áreas pobres com projetos maravilhosos que estimulam a auto-estima e que impressiona a qualquer um que visita, pela qualidade das instalações e  conteúdos. Mesmo em ambientes com tantas adversidades é possível atrair pessoas interessadas em conhecer e vivenciar.

 

Medellín: Cidade Criativa

O primeiro dia da Missão em Medellín iniciou com uma reunião do grupo no final da manhã, após um rápido check-in no hotel. Nos equipamentos públicos que visitamos como Parque dos Pies  Descalzos e Parque de los Deseos chama a atenção a ocupação desses espaços pela população. A intereração com a natureza, principalmente com a água são aspectos que se destacam. Segundo informações, 80% da população tem acesso gratuito aos equipamentos culturais. Os 20% restantes compõem o grupo dos que tem condições de pagar pelo acesso.

Ter acesso a equipamentos culturais é um ponto importante para formação do cidadão e, principlamente, em uma cidade como Medellín é a oportunidade para construir uma nova história.

Conhecer o Parque Lheras demonstrou como a transformação, a partir do acesso às liguagens culturais é possível. Neste parque são disponibilizados espaços de formação em música, com salas bem equipadas; Há, também, exposição de artes visuais que impressionam. A congregação de vários equipamentos culturais num mesmo território atrai pessoas que buscam descontração e conhecimento. A transformação de espaços vazios em ambiente de convivência da população, estimula a integração das famílias, buscando afastá-las da violência.
Excelente relato! Interessantissimo!! Se tiver fotos, não deixe de postá-las!!!