NRF 13/01/2914

1. A palestra de abertura foi do CEO da NRF, Matthew Shay. Num discurso fortemente politico, atacou as liderancas politicas americanas por sua falta de lideranca que provoca episodios como a demora na aprovacao do orcamento federal. Defendeu reducao de impostos e uma nova politica de imigracao que permita aqueles que estudam noa EUA ficarem no Pais se quiserem.Acusou ainda esta falta de lideranca pelos baixos resultados da economia em 2013.

Apresentou numeros impressionantes sobre o varejo nos EUA:mais de 3,6 milhoes de estabelecimentos, 25 milhjoes de empregos diretos, 17 milhoes de indiretos, US$ 2,5 trilhoes de vendas anuais. A NRF 2014 bteu recorde de publico com cerca de 30 mil participantes, sendo cerca de 22 mil americanos e 1700, brasileiros.

2. Em seguida, houve u, bate-papo entre o presidente do conselho da NRF e o ex-presidente George W. Bush. A marca da conversa foi uma defesa repetitiva das posicoes assumidas diante dos problemas enfrentados por seu gorverno que comecou no ataque as Torres Gemeas e terminou com a maior crise economica enfrentada nos ultimos 80 anos.

3. A palestra Mobile Innovation as a Roaadmap to consumer success, apresentada por executivos da eBay e ToyRusfoi um bem sucedido receituario propondo avaliar onde a empresa estah e onde pode chegar, com as etapas didaticas Engatinhar, Caminhar, Correr e Voar com as tecologias moveis disponiveis. Houve um recado claro: nunca se renda a tecnologia pela tecnologia.

4. A palestra da CEO da IBM, Ginni Rometty foimuito clara na estartegia da IBM para o mercado. Esta estrategia apresenta 3 ferramentas de TI – big data, cloud computing e sistemas inteligentes – mas totalmente  focada em negocios. Defendeu ainda que qualquer negocio deve se preocupar com transparencia, controle e confianca.

3. Global Retail Innovation Trends

Lembrando Darwin que afirmava que as especies que duram nao sao as mais fortes nem as mais inteligentes, mas aquelas que entendem e se adaptam as mudancas, a palestarnte defen os egintes opontos chave para a inovação com empresas apontadas como exemplo, sempre mostrando o site dessas empresas:

1. novos modelos de negocio para os negocios existentes – exemplo, Warby Parker;
2. customizacao – KASE;
3. Eco amigavel – Negezio Leggero;
4. varejo baseado no conceito 2.0 – Uni Coop Firenze;
5. Hyper Local – Fabindia;
6. Crowsourcing – Quirky.

Foram apresentados 2 casos de sucesso de empresas que seguiram este roteiro: MYMUESLI, que permite ao consumidor escolher a propocao de ingredientes de seu cereal matinal e ASICS, que comecou com venda de tenis sob medida e hoje tem uma presenca mundial.

4. Navigating Retail’s Relentless Reality
Foi apresentada uma pesquisa com 409 CEO de varejo realizada pela FORBES na qual a fragilidade da cadeia de fornecimento se destaca e o desconhecimento do consumidor que nao tem fidelidade a canal mas sim a custos.Foi uma palestra vendedora de solucao de software para enfrentar os desafios apontados.

Comentarios sobre s palestras de 12 de janeiro:

1. Leading the pack: strategies to outperform your competition

Palestra de brasileiros com uma corajosa abordagem sobre problemas do Brasil. A abertura mostrou as 2 capas da revista Economist: o Cristo como um foguete subindo e o Cristo Redentor como um fog uete falhando; em seguida, fotos das manifestacoes de junho de 2013.

O conceito da palestra foi defender que a area privada, notadamente o varejo, vai muito bem no Brasil mas a area publica eh mal administrada e provoca a populacao a pedir melhores servicos. Dados apresentados mostram que o varejo no Brasil cresceu 54% entre 2007 e 2013; aumento de salario, 37% entre 2004 e 2013; nivel de emprego praticamente completo; credito com crescimento de 180% desde 2007.

Pontos destacados: confianca do consumidor, internacionalizacao do consumo e nova classe media. Na area de alimentos, aumento de gastos fora de casa da ordem de 33% – nos EUA, 49%. Varejo digital com crescimento de 41% desde 2001 e desde 2012, 24%.

Desafios do Brasil: balancear expansao com produtividade e entender a importancia de uma nova estrategia ligada a lojas de bairro. Destaque em experiencias bem sucedidas como ATACAREJO(lojas de atacadao), moda sofisticada no varejo de massa, verticalizacao de massa pensando em classes A, B e C e multicanal com crosscanal.

Nesta palestra tipicamente de venda, foram apresentados 2 empresas brasileiras em busca de patrocinadores americanos: PUKET e CHILLI BEANS. Ambas enfatizaram suas atividades defensoras do meio ambiente e sociais, sempre fortemente ligadas a seus negocios;

2. Reimaging Main Street: how brick and mortar retail will thrive in the 21st century

A palestra foi decididamente em busca da controversia: esqueca vendas online e ofereca conforto ao consumidor. O consumidor tipico eh feminino: ofereca conforto ao marido e filhos. A area com maior lucratividade do mundo eh a Quinta Avenida; a experiencia de consumo em Champs Elysee em Paris, no mercado de Marrakesh e no mercado de peixes de Toquio – todos com mais de 150 anos de duracao – eh intransferivel para varejo online. Construa varejo de rua com atmosfera atraente. Continua…

Visita guiada a Quinta Avenida

Em 11 de janeiro de 2014, foi realizada uma visita guiada a lojas da Quinta Avenida com a participacao inicial de cerca de 12 membros. A discussao comceitual importante foi sobre a relacao entre as vitrines e negocios visitados.

Exemplos de lojas que provocaram discussao:

1.Huntington – uma loja voltada basicamente para publico jovem tem suas 2 vitrines de entrada de tamanho da ordem de 30 metros quadrados cada com imagens tomadas ao vivo direto da California com surfistas pegando ondas;
2. UNIQLO – loja japonesa de dimensoes gigantescas com espacos livres enormes e pecas de roupas expostas de forma simples e direta;
3. ABERCROMBIE – loja voltada para publico jovem com sua vitrines de dimensoes gigantescas de cerca de 30 metros quadrados simplemente lacradas, impedindo ser visto o conteudo da loja. Eh dificil inclusive se descobrir que esta eh uma loja pois o seu nome nao tem destaque algum. Dentro da loja, exposicao de  produtos com tematica jovem e de cacadas de animais, com espingardas, bichos empalhados e barcos;
4. Zara – a loja estah em liquidacao de produtos e sua vitrine tem simplesmente a palavra SALE;
5. Bergdorf Goodman – vitrine de exposicao de poucos produtos, destacando livros de arte que a loja nao vende em composicao de cores com os produtos que a loja vende;
6. Salvatore Ferragamo – a vitrine parece ser a de um museu;
7. Valentino – a loja estah em reforma mas funcionando. O paneuax que cobre as paredes externas da loja para proteger o publico que circula pela calcada eh uma tremenda obra de arte de divulgacao da marca.

Recepcao a missao NRF 2014

No dia 10 de janeiro de 2014, houvve um encontro de todos os participantes da missao Sebrae RJ a NRF 2014, onde foi apresentado todo o programa com sugestoes para adesao e compromissos de horario. Foi enfatizado o conteudo do material ja distribuido. Foram tambem entregues os crachas e material de inscricao na NRF.