Educação empreendedora 2013

A missão de benchmarking internacional sobre o tema Educação Empreendedora, a ser realizada entre 14 e 22 de setembro de 2013 em Boston, Nova York e Kansas – Estados Unidos, tem por objetivo prospectar práticas internacionalmente reconhecidas no tema proposto, com foco no ensino do empreendedorismo nos níveis primário, secundário e profissionalizante.

A agenda prevê visitas de benchmarking, palestras e discussões de grupo, quando será possível debater sobre o tema educação empreendedora sob a ótica dos sistemas apresentados em cada atividade no país. Trará para estudo iniciativas que possam contribuir para o trabalho realizado pelo SEBRAE no apoio aos pequenos negócios no Brasil, a exemplo do estímulo ao empreendedorismo jovem nos mais diversos níveis de ensino.

As atividades previstas para a missão incluem:

Etapa Boston:

  • Babson College e Lemonade Day
  • Merrimack Valley Sandbox Initiative
  • Bunker Hill Community College
  • Youngpreneur – Business Education for Children.

Etapa  New York:

  • Visita High School ou College
  • The Network for Teaching Entrepreneurship (NFTE)
  • Microsociety
  • Students of Advancement of Global Entrepreneurship (SAGE)
  • Consortium for Entrepreneurship Education

Etapa Kansas:

  • Kauffman Foundation
  • Youth Entrepreneurs

A missão seguirá metodologia de benchmarking internacional, cumprindo as seguintes etapas e objetivando adequar à realidade do SEBRAE os conhecimentos adquiridos e vivenciados em cada agenda.

Etapa I – preparação: Por meio de uma videoconferência para alinhamento inicial, os participantes receberão orientações prévias para a viagem, abordando os pontos: i) equipe organizadora e participantes, ii) agenda da missão iii) metodologia de benchmarking/dimensões de observação iv) papéis e responsabilidades dos participantes e v) disseminação do conhecimento para o Sistema SEBRAE.

Etapa II – missão: Será realizada viagem de benchmarking para a captação de práticas e conhecimentos internacionais relacionadas ao tema. Em cada missão, será adotada a metodologia de benchmarking para a captação de conhecimentos, que deverá ser seguida pelos participantes. Essa metodologia consiste em: i) reunião inicial para alinhamento e definição dos papéis e responsabilidades dos participantes e dos grupos de aprendizagem em cada um dos dias da missão, ii) visitas de benchmarking às instituições indicadas na agenda da missão e registro das informações sob a ótica das dimensões de observação definidas no caderno de aprendizagem, iii) entrevistas com os representantes das instituições que receberão os grupos, iv) reuniões diárias de compartilhamento das percepções de cada visita de benchmarking sob a ótica de observação de cada grupo, v) registro diário das aprendizagens para construção do conhecimento coletivo, vi) depoimento dos participantes sobre as percepções dos aprendizados adquiridos durante a missão e vii) reunião de fechamento e avaliação.

Etapa III – disseminação: Os participantes compartilharão seus conhecimentos adquiridos durante as missões em seminário para o Sistema SEBRAE. A participação de cada integrante no seminário consistirá em: i) organização de tópicos contendo os aprendizados da missão e ii) apresentação das práticas internacionais captadas nas missões e respectivas aplicabilidades ao cenário dos pequenos negócios brasileiros.

Destaca-se que a Educação Empreendedora foi identificada pela Diretoria Executiva do SEBRAE Nacional como um dos temas prioritários para atuação do Sistema no ano de 2013. Dessa forma, foi foco de estudo encomendado ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI para identificação de práticas de referência internacional para benchmarking, cujo resultado deu origem à presente missão.

Para acessar o estudo completo sobre práticas de referência internacional no tema Educação Empreendedora clique aqui.