Missão de benchmarking sobre desburocratização

A missão de benchmarking internacional sobre o tema Desburocratização, a ser realizada entre 24 de setembro e 07 de outubro de 2013 em Toronto – Canadá, Auckland – Nova Zelândia e Sydney – Austrália, tem por objetivo prospectar práticas internacionalmente reconhecidas no tema proposto, com foco na simplificação e facilitação do empreendedorismo por meio das políticas públicas.

A agenda prevê visitas de benchmarking, palestras e discussões de grupo, quando será possível debater sobre o tema desburocratização sob a ótica dos sistemas apresentados em cada visita de benchmarking no país. Trará para estudo iniciativas que possam contribuir para trabalho realizado pelo SEBRAE no apoio aos pequenos negócios no Brasil, a exemplo de compras públicas, orientação para abertura de empresas e simplificação de tributos.

As atividades previstas para a missão incluem:

Etapa Toronto:

  • Consulado do Brasil em Toronto
  • Enterprise Toronto
  • Ontario Business Sector Strategy
  • Invest Toronto e Greater Toronto Marketing Alliance
  • Canadian Federation of Independent Business (CFIB)

Etapa Auckland:

  • Seminário no Skycity Hotel sobre abertura, registro de empresas e ferramentas on-line de orientação ao empreendedorismo.  (Speakers confirmed: Justin Hygate, Sandy Schade, Michael Brosnahan)
  • Palestra com Peter Mumford, Ministry of Business Innovation & Employment
  • Visita ao New Zealand Centre For SME Research.
  • Visita a um Business Tax Information Offices.

Etapa  Sydney:

  • Consulado do Brasil em Sydney
  • Australian Taxation Office
  • Palestra com a Professora Helen Hodgson – Presidente da Associação de Professores Fiscais (ATTA)
  • Australian Securities & Investments Commission
  • Business Enterprise Centre

A missão seguirá metodologia de benchmarking internacional, cumprindo as seguintes etapas e objetivando adequar à realidade do SEBRAE os conhecimentos adquiridos e vivenciados em cada agenda.

Etapa I – preparação: Por meio de uma videoconferência para alinhamento inicial, os participantes receberão orientações prévias para a viagem, abordando os pontos: i) equipe organizadora e participantes, ii) agenda da missão iii) metodologia de benchmarking/dimensões de observação iv) papéis e responsabilidades dos participantes e v) disseminação do conhecimento para o Sistema SEBRAE.

Etapa II – missão: Será realizada viagem de benchmarking para a captação de práticas e conhecimentos internacionais relacionadas ao tema. Em cada missão, será adotada a metodologia de benchmarking para a captação de conhecimentos, que deverá ser seguida pelos participantes. Essa metodologia consiste em: i) reunião inicial para alinhamento e definição dos papéis e responsabilidades dos participantes e dos grupos de aprendizagem em cada um dos dias da missão, ii) visitas de benchmarking às instituições indicadas na agenda da missão e registro das informações sob a ótica das dimensões de observação definidas no caderno de aprendizagem, iii) entrevistas com os representantes das instituições que receberão os grupos, iv) reuniões diárias de compartilhamento das percepções de cada visita de benchmarking sob a ótica de observação de cada grupo, v) registro diário das aprendizagens para construção do conhecimento coletivo, vi) depoimento dos participantes sobre as percepções dos aprendizados adquiridos durante a missão e vii) reunião de fechamento e avaliação.

Etapa III – disseminação: Os participantes compartilharão seus conhecimentos adquiridos durante as missões em seminário para o Sistema SEBRAE. A participação de cada integrante no seminário consistirá em: i) organização de tópicos contendo os aprendizados da missão e ii) apresentação das práticas internacionais captadas nas missões e respectivas aplicabilidades ao cenário dos pequenos negócios brasileiros.

Destaca-se que a Desburocratização foi identificada pela Diretoria Executiva do SEBRAE Nacional como um dos temas prioritários para atuação do Sistema no ano de 2013. Dessa forma, foi foco de estudo encomendado ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI para identificação de práticas de referência internacional para benchmarking, cujo resultado deu origem à presente missão.

Para acessar o estudo completo sobre práticas de referência internacional no tema Desburocratização clique aqui.

Imagem: vista de Toronto, foto disponível no sita da Invest Toronto www.investtoronto.ca