Delegação Comercial e Empresarial da Tanzânia

O Sebrae recebeu, no último dia 3, a delegação empresarial e governamental da Tanzânia chefiada pelo cônsul honorário do Brasil em Zanzibar.

Nesta reunião houve oportunidade de estreitamento dos laços entre empresários tanzanianos, e empresários brasileiros. Os tanzanianos se mostraram muito empolgados com as oportunidades de negócio que encontraram no Brasil, especialmente com nossas micro e pequenas empresas.

A pauta principal da reunião foi o fomento do empreendedorismo feminino. A delegação demonstrou que fará esforços para incentivar o empreendedorismo feminino, especialmente em áreas mais masculinizadas da economia na Tanzânia, e realizará o Congresso Nacional de Petróleo e Gás, no fim do ano, onde haverá empresárias de sucesso influentes neste setor da indústria.

Participaram também da reunião duas pequeno-empresárias brasileiras de sucesso que explicaram seus modelos de negócios: A primeira, Fátima Cabral, apresentou o sistema de economia comunitária da CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) Pé na Terra, que utiliza o sistema de responsabilidade compartilhada, no qual os agricultores tem a responsabilidade de plantar e cultivar a terra e os co-agricultores, moradores da cidade, tem a responsabilidade de contribuir mensalmente com esses agricultores no campo, promovendo segurança econômica a eles em troca de segurança alimentar. O trabalho foi muito elogiado pelo fortalecimento da ligação entre o campo e a cidade, e pela a preservação do meio ambiente, trazendo alimentos orgânicos produzidos localmente e reflorestando áreas do cerrado, e a empresária foi convidada a uma visita técnica à Tanzânia. A segunda empresária, Jordana Saldanha, apresentou seu modelo de negócio em co-working industrial com a BeNutri, onde as empresas parceiras do ramo de alimentação compartilham um pátio industrial totalmente equipado, dividindo os custos de produção e aumentando os lucros da empresa.