Biofach 2019

A Biofach é a principal feira de alimentos orgânicos do mundo. O evento, que está na 30ª edição, acontecendo em Nuremberg, na Alemanha, entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2019. Nesta edição participaram os Sebrae Distrito Federal e Rio Grande do Norte.

Em sua última edição (2018), em um total de 44 mil m², foram registrados mais de 50 mil visitantes de 134 países e 2.962 expositores, sendo 73% internacionais. Entre estes, destaca-se a presença de profissionais de todos os segmentos da cadeia produtiva de alimentos e bebidas, com importante poder de decisão, assim como de formadores de opinião a nível mundial. A feira é um importante meio de entrada de produtos orgânicos brasileiros na Europa, já que conta com visitantes de outros países, além da Alemanha.

A feira é uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo e os expositores poderão negociar os produtos, mostrar as formas de gestão e as histórias das cooperativas.

O Rio Grande do Norte foi representado através do SEBRAE/RN, em Missão Empresarial Internacional por empresas referência em produção e exportação de produtos orgânicos, atendidas pela Instituição, como: Cachaça artesanal e certificada – Samanaú; Cozinha Ecológica (cozinha e restaurante vegano com utilização de ingredientes naturais e orgânicos); Quanta (representação de produtos naturais); IFARM (startup de comercialização de produtos orgânicos); Sales e Matos e Gilberto Queiroz são escritórios de advocacia que trabalham o comercio exterior com exportação e assessoria jurídica as empresas que exportam; Sítio Pituaçú (propriedade rural com produção de hortaliças e cana de açúcar em processo de certificação orgânica) e a Solo Projetos (assessoria em exportação de produtos).

Além disso, é possível trabalhar no local o fortalecimento da rede de relacionamento com atores estratégicos do universo dos orgânicos, contemplando partes interessadas em temas como: certificação, comercialização, fiscalização, normatização, fair trade, dentre outros. Foi a ocasião de se identificar  verdadeiramente o perfil do produtor familiar, o pequeno produtor rural que recebe incentivos legais e fiscais para produzir de forma orgânica, com alta valorização dos produtos no mercado e favorecendo amplamente a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
Também se constatou a alta valorização dos produtos oriundos do comércio justo. Em todas as empresas visitadas, além dos produtos BIO, diversos produtos também possuem o selo do FAIR TRADE.