Connect Americas – rede empresarial de apoio a internacionalização

Plataforma digital de relacionamento que auxilia empresas a expandirem sua atuação internacional

A demanda das micros, pequenas e médias empresas pela expansão dos seus negócios para o mercado internacional é conhecida. Porém, essas organizações ainda enfrentam alguns obstáculos que as impedem de exportar, como falta de acesso a informações técnicas, contatos de negócios confiáveis e acesso a financiamentos, que são algumas das principais dificuldades apresentadas.

Com o objetivo de superar estas barreiras, o Banco Interamericano Internacional (BID) criou a ConnectAmericas, rede empresarial dedicada a promover o comércio exterior e o investimento internacional. A iniciativa tem como missão ajudar as micro, pequenas e médias empresas a fortalecerem seus negócios, oferecendo acesso a comunidades de clientes, fornecedores e investidores da região e do mundo que são segmentados por indústria.

Nome: ConnectAmericas

Proponente: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Setor/Segmento: Organização Financeira Internacional

Contexto Geográfico: América Latina e Caribe

Referência Temporal: 2014

É latente a demanda das micros, pequenas e médias  empresas americanas pela expansão dos seus negócios para o mercado internacional. No entanto, essas empresas ainda enfrentam alguns obstáculos que as impedem de exportar: falta de acesso a informações técnicas, contatos de negócios confiáveis e acesso a financiamentos, são algumas das principais dificuldades apresentadas. Com o objetivo de superar estas três grandes barreiras foi criada a ConnectAmericas, rede empresarial dedicada a promover o comércio exterior e o investimento internacional.

Por meio da plataforma digital ConnectAmericas, micros, pequenas e médias empresas do mundo inteiro, com interesse em  internacionalizar ou expandir seus negócios, tem acesso a:

  • Expansão da rede de contatos para pequenos e médios negócios – Interação com potenciais empresas clientes, fornecedoras e investidoras;
  • Ampliação do conhecimento sobre o processo de exportação – Acesso a conteúdos criados pela Corporação Interamericana de Investimentos sobre exportação e temas como desenvolvimento de plano de negócios. Além, disso, contarão com informações de tarifas e regras de comércio e uma variedade de cursos gratuitos on line para ajudar as empresas a aprenderem como exportar ou tornar-se parte de cadeias de abastecimento internacionais.
  • Acesso a oportunidades de financiamento para comércio internacional e investimentos oferecidos pelo BID e bancos comerciais. Os usuários também poderão ter acesso ao InvestAmericas, uma plataforma desenvolvida pela CII, que procura facilitar os investimentos e o processo de due-diligence entre empresas e investidores internacionais.

A ConnectAmericas busca fomentar negócios internacionais em todas as áreas de atividade. Por isso, a oferta de produtos abrange assuntos gerais, comunidades como a estratégia de internacionalização e o preparo de planos de negócios internacionais. Do mesmo modo, a oferta de produtos financeiros e de assistência técnica foi pensada para qualquer MPE que estiver interessada em expandir seus negócios na região ou no mundo.

  • Mais de 70.000 visitas técnicas;
  • 12.000 inscritos de 42 países identificando oportunidades de negócios, acessando conteúdos escritos e audiovisuais e redirecionados para páginas dos parceiros locais;
  • Divulgação da plataforma em âmbito regional e mundial, oferecida gratuitamente para as agências de promoção do comércio exterior e o investimento estrangeiro, câmaras de comércio e associações setoriais como uma ferramenta de marketing na qual podem promover seus serviços, eventos e conteúdos diante de um público mundial;
  • A quantidade de negócios estabelecidos não foi avaliada até o momento.

As redes empresariais que buscam os estabelecimentos de relacionamentos comerciais não são novidade. No entanto, sua força e abrangência em muito dependem da adesão de usuários.

A viabilidade e o sucesso de iniciativas como a ConnectAmericas estão associados ao volume de empresas que participam da rede, à quantidade de negócios gerados, à quantidade de usuários que se aproveitam dos produtos de capacitação e conhecimento, entre outros.

Também no Brasil, ou em qualquer parte do mundo, esta ferramenta pode ser utilizada e a sua replicação pode ser assumida por entidades ou empresas de tecnologia com capacidade para o desenvolvimento da ferramenta, mas em qualquer caso, é importante observar que a adesão das empresas ainda é um fator decisivo para que a iniciativa alcance os resultados desejados.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Connect Americas – rede empresarial de apoio a internacionalização