Inteligência de mercado 2013

A missão de benchmarking internacional sobre o tema Inteligência de Mercado, a ser realizada entre 26 de outubro e 03 de novembro de 2013 em San Antonio, Dallas, Boston e New York, tem por objetivo prospectar práticas internacionalmente reconhecidas no tema proposto, com foco nas ferramentas de inteligência para facilitar o crescimento e a sustentabilidade dos pequenos negócios.

A agenda prevê visitas de benchmarking, palestras e discussões de grupo, quando será possível debater sobre o tema inteligência de mercado sob a ótica dos sistemas apresentados em cada visita de benchmarking no país. Trará para estudo iniciativas que possam contribuir para trabalho realizado pelo SEBRAE no apoio aos pequenos negócios no Brasil, a exemplo de ferramentas de inteligência que facilitem a atuação de pequenos negócios como fornecedores de grandes.

As atividades previstas para a missão incluem:

Etapa San Antonio:

  • Visita ao SBDC – Small Business Development Center – National Information Clearinghouse

Etapa Dallas:

  • Visita ao SBDC – Small Business Development Center San Antonio

Etapa  Boston:

  • Palestra sobre Inteligência de Mercado com realizada por Sixcia Devine
  • Visita à SCIP – Society of Competitive Intelligence Professionals
  • Visita à ACI – ACADEMY OF COMPETITIVE INTELLIGENCE

Etapa  Nova York:

  • Visita à K2 Intelligence
  • Visita a B2B International
  • Palestra com Seena Sharp sobre o poder de inteligência de mercado como a porta de entrada para as melhores decisões, estratégia e crescimento.
  • Visita a Global Intelligence Alliance

A missão seguirá metodologia de benchmarking internacional, cumprindo as seguintes etapas e objetivando adequar à realidade do SEBRAE os conhecimentos adquiridos e vivenciados em cada agenda.

Etapa I – preparação: Por meio de uma videoconferência para alinhamento inicial, os participantes receberão orientações prévias para a viagem, abordando os pontos: i) equipe organizadora e participantes, ii) agenda da missão iii) metodologia de benchmarking/dimensões de observação iv) papéis e responsabilidades dos participantes e v) disseminação do conhecimento para o Sistema SEBRAE.

Etapa II – missão: Será realizada viagem de benchmarking para a captação de práticas e conhecimentos internacionais relacionadas ao tema. Em cada missão, será adotada a metodologia de benchmarking para a captação de conhecimentos, que deverá ser seguida pelos participantes. Essa metodologia consiste em: i) reunião inicial para alinhamento e definição dos papéis e responsabilidades dos participantes e dos grupos de aprendizagem em cada um dos dias da missão, ii) visitas de benchmarking às instituições indicadas na agenda da missão e registro das informações sob a ótica das dimensões de observação definidas no caderno de aprendizagem, iii) entrevistas com os representantes das instituições que receberão os grupos, iv) reuniões diárias de compartilhamento das percepções de cada visita de benchmarking sob a ótica de observação de cada grupo, v) registro diário das aprendizagens para construção do conhecimento coletivo, vi) depoimento dos participantes sobre as percepções dos aprendizados adquiridos durante a missão e vii) reunião de fechamento e avaliação.

Etapa III – disseminação: Os participantes compartilharão seus conhecimentos adquiridos durante as missões em seminário para o Sistema SEBRAE. A participação de cada integrante no seminário consistirá em: i) organização de tópicos contendo os aprendizados da missão e ii) apresentação das práticas internacionais captadas nas missões e respectivas aplicabilidades ao cenário dos pequenos negócios brasileiros.

Destaca-se que a Inteligência de Mercado foi identificada pela Diretoria Executiva do SEBRAE Nacional como um dos temas prioritários para atuação do Sistema no ano de 2013. Dessa forma, foi foco de estudo encomendado ao Centro Brasileiro de Relações Internacionais – CEBRI para identificação de práticas de referência internacional para benchmarking, cujo resultado deu origem à presente missão.

Para acessar o estudo completo sobre práticas de referência internacional no tema Inteligência de Mercado clique aqui.