Inteligência de Mercado

INTELIGeNCIA-DE-MERCADOO estudo ‘Inteligência de mercado’ levanta e compara boas práticas internacionais de Inteligência Competitiva ou Business Intelligence que possam ser replicadas no contexto brasileiro e favorecer assim o desenvolvimento contínuo das micro e pequenas empresas.

O objetivo principal de um sistema de Inteligência de Mercado é monitorar o ambiente competitivo e obter informações que apoiam decisões, projetos e treinamentos, mudando a visão interna de meramente tática para, de fato, estratégica. Entre as dificuldades identificadas por micro e pequenos empresários que já usam Inteligência de Mercado está a falta de mão de obra especializada para previsões analíticas, geralmente feitas pelos departamentos de Marketing.

A utilização da Inteligência de Mercado é mais frequente em organizações de grande porte, mas há boas práticas internacionais voltadas ao contexto das menores estruturas empresariais.

Foram selecionados programas ou ações nos Estados Unidos, Chile e Reino Unido, com seus detalhes de funcionamento, os resultados alcançados e a aplicabilidade ao contexto brasileiro.

O estudo foi realizado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) com exclusividade para o Sebrae, em outubro de 2012.

 

Serviço
Publicação: Inteligência de mercado (Português – PDF) ou resumo executivo (Português – PDF)
Fonte/Autor: Cebri
Ano: 2012