Smart Cities – cidades inteligentes

Entende-se por “Cidade Inteligente” aquele espaço urbano inovador que utiliza as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e outros meios para melhorar a qualidade de vida, a eficiência das operações e serviços urbanos e a competitividade, atendendo as necessidades das gerações atuais e futuras nos aspectos econômico, social e ambiental; deve ser atrativa para cidadãos, empreendedores e trabalhadores, gerando empregos e reduzindo as desigualdades.

Para realizar a pesquisa, buscou-se a classificação das principais Cidades Inteligentes do mundo nos seguintes rankings internacionais: (i) City in Motion Index 2016 (CIMI); (ii) Global Cities Index 2016 (GCI); (iii) Global Power City Index 2016 (GPCI); e (iv) Top Ranked Smart Cities 2016 (TRSC).

Foram selecionadas as cidades classificadas em três ou mais rankings (Londres, Nova York, Amsterdam, Paris, São Francisco e Singapura), bem como outras mundialmente reconhecidas como referências (Barcelona e Oslo).

O documento apresenta quadros comparativos sobre as cidades selecionadas, com foco nos seguintes campos de desenvolvimento urbano: mobilidade, segurança e saúde, educação, economia, meio ambiente e governo – principais eixos que devem ser observados em uma Cidade Inteligente.

Transformar cidades tradicionais em Cidades Inteligentes é uma demanda relevante e o Sebrae está iniciando o desenvolvimento de projeto-piloto em algumas cidades com foco nesse conceito.

Com base nas referências internacionais identificadas, entende-se que devem ser utilizadas como benchmarking as cidades transformadas em Inteligentes, não àquelas já construídas com base nesse conceito.  Essa orientação se dá devido à realidade das cidades brasileiras.

A cidade de Londres é apontada como principal modelo a ser analisado, por apresentar facetas de desenvolvimento em todos os campo apontados como prioritário no desenvolvimento de projeto-piloto pelo Sebrae. Em seguida, sugere maior aprofundamento na estratégia adotada por Singapura, onde foram identificadas estratégias diferenciadas para a transformação da cidade.

 

Serviço

Publicação: Smart Cities (em português)

Autor: Unidade de Assessoria Institucional do Sebrae Nacional (UARI)

Ano: 2017