O pequeno continua sendo belo?

oit 2013A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Agência Alemã para a Cooperacção Internacional (GIZ) elaboraram o estudo Is small still beautiful? (O pequeno continua sendo belo?), que analisa o impacto das pequenas e médias empresas (PME) na criação de emprego e redução da pobreza nos países em desenvolvimento.

O estudo identifica que a maior parte das pesquisas internacionais sobre o papel das PME na criação e no crescimento do número de empregos, bem como no treinamento de jovens e de talentos empreendedores, é baseada em evidências de países desenvolvidos. Todavia, as PME de países em desenvolvimento diferem-se em termos de características e estrutura, em aspectos como o nível de formalidade, produtividade, barreiras de entrada e ambiente de competição. Neste sentido, o estudo propõe-se a rever a literatura dos últimos cinco anos sobre o tema em países em desenvolvimento, a fim de coletar evidências confiáveis e comparáveis sobre a relação entre emprego e PME nesses países.

Pelo menos 50% dos empregos gerados pelo setor empresarial privado dos países em desenvolvimento são criados por PME. Esse crescimento tem origem não apenas nas empresas existentes, mas também no surgimento de novas empresas, que apesar de corresponderem por um número pequeno do total de empresas, representam uma proporção considerável do total de novos empregos criados. Todavia, entre os achados da pesquisa, o documento destaca que os salários e a estabilidade trabalhista são inferiores em PME quando comparadas às grandes empresas.

 

Serviço
Publicação: Is small still beautiful? (Inglês – PDF)
Fonte: Organização Internacional do Trabalho
Autores: Jan de Kok, Claudia Deijl e Christi Veldhuis-Van Esse
Ano: 2013