Inserção do empreendedorismo no ensino formal

CEBRI_Projeto-BMI_EmpreendedorismoO estudo ‘Inserção do empreendedorismo no ensino formal’ foi realizado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com exclusividade para o Sebrae, em outubro de 2012.

De acordo com a publicação, o incentivo ao comportamento empreendedor e o fortalecimento de atitudes de proatividade criam uma nova cultura na comunidade escolar, que incentiva os jovens a buscarem uma formação que os capacite para criarem seus próprios negócios no futuro.

A educação para o empreendedorismo precisa desenvolver no empreendedor em potencial competências para gerir com eficiência, eficácia e sustentabilidade o seu empreendimento.

Este estudo tem como foco o levantamento de programas internacionais relacionados à inserção do empreendedorismo no ensino formal para realização de benchmarking.

Destacam-se as experiências realizadas em outros países, descrevendo com detalhes importantes programas do México, Espanha, Austrália, China e outras duas iniciativas de aplicação global.

Nas experiências descritas, os estudantes desenvolvem patentes, marcas comerciais e direitos autorais. Recebem apoio de fundos de investimento de risco, fundos para empreendimentos e empréstimos bancários e são incentivados a buscar a independência econômica e a colaborar com o desenvolvimento de seu país.

 

Serviço
Publicação: Inserção do empreendedorismo no ensino Formal (Português – PDF)
Fonte/Autor: Cebri
Ano: 2012