Inserção competitiva nos mercados internacionais

Inserção Competitiva nos Mercados Internacionais capaO estudo de benchmarking ‘Inserção competitiva nos mercados Internacionais’, realizado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), apresenta um conjunto de boas práticas internacionais que possam ser aplicadas nas pequenas empresas brasileiras para incentivar o seu acesso aos mercados internacionais.

Confira os principais pontos do estudo:

– Processos de internacionalização: inicialmente, é abordada a importância de promover processos de internacionalização de atividades nacionais. Um dos principais benefícios é a melhora dos pequenos negócios quanto a sua capacidade de inovação e seu domínio sobre novas tecnologias – condições fundamentais para que se insiram em cadeias internacionais de mercado.

– Motivos para internacionalizar: O esforço para a internacionalização é fruto das decisões empresariais, mas pode ser pressionado pelas limitações do mercado interno, pelas forças competitivas e pelo incentivo governamental. A internacionalização de uma empresa pode se dar, principalmente, por quatro caminhos: exportação, importação, cooperação tecnológica e subcontratação (terceirização), neste caso, contratando ou sendo contratada por empresas estrangeiras. Em todos esses caminhos é primordial ter como metas: o estabelecimento de parcerias, como joint ventures ou outras alianças em diferentes graus; o aumento da competitividade; e a diluição dos riscos no lançamento de novos produtos e serviços.

– Desafios: No Brasil, a observação de apenas alguns dados já torna flagrante a necessidade de promover processos eficazes de internacionalização de pequenos negócios. Apesar dos pequenos negócios representarem mais de 60% das empresas exportadoras, o segmento é responsável por somente 1% dos valores totais de exportação do país. Os obstáculos internos mais comuns são: a falta de experiência internacional e de competência para a gestão específica de processos de internacionalização; e a escassez de informação sobre oportunidades presentes e sobre o ambiente de investimento do país destino (sistema jurídico, tarifas, regulamentação, entre outros dados).

– Internacionalização fora do Brasil: Internacionalmente, as pequenas empresas interessadas em atuar globalmente se deparam com problemas semelhantes aos enfrentados no Brasil. Porém, nos países desenvolvidos, possuem maior participação na pauta de exportações, especialmente pela capacidade de inovação. Nestes casos, então, a internacionalização de micro e pequenas empresas (MPEs) se concentra, principalmente, nos setores de conteúdo tecnológico ou científico mais expressivo.

Foram selecionadas práticas de quatro continentes e de diferentes abordagens, de modo a referenciar melhor a diversidade da produção brasileira. Tais práticas englobam desde ações destinadas à exportação de produtos com baixo valor agregado (como os do agronegócio e artesanato), até produtos situados na fronteira da ciência, a exemplo dos microeletrônicos.

O Plano de Iniciación a la Promoción Exterior (PIPE) procura habilitar o acesso de pequenos negócios espanhóis aos mercados internacionais por meio de consultoria e visitas a outros países. O “Exporta Perú”, como é conhecido o programa peruano de Buenas Prácticas de Mercadeo y Manufacturas (BPMM), visa ampliar as possibilidades de exportação promovendo a melhoria da gestão e da qualidade de produtos peruanos de baixo valor agregado.

O programa Develop my Market, do Canadá, tem por objetivo apoiar a expansão e a participação nos mercados internacionais por meio do desenvolvimento da cadeia de suprimentos, da terceirização de atividades e da expansão geográfica da atuação. Da Coreia do Sul vem o exemplo do Global Cooperation & Marketing, que constitui programa de suporte às pequenas empresas em seus processos de inserção em novos mercados, internos e externos, por meio de capacitação, consultoria especializada e rede internacional de apoio.

Considerando as boas perspectivas identificadas nessas experiências internacionais, o estudo conclui que todas elas podem contribuir para a construção de instrumentos de capacitação e promoção da maior participação dos pequenos negócios brasileiros no comércio global.

 

Serviço
Publicação: Inserção competitiva nos mercados Internacionais (Português – PDF)
Fonte/Autor: Cebri
Ano: 2013