Inclusão financeira para a inserção produtiva de empresas de menor porte na América Latina

Publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – Cepal, o informe regional examina a inclusão financeira promovida por países selecionados da América Latina, com foco na inserção produtiva de empresas de menor porte. O documento dá foco às inovações promovidas pela implementação de instrumentos financeiros (tais como financiamento, fundos de garantia e assistência técnica) adequados ao perfil da demanda preponderante entre as empresas de menor porte: capacitação empresarial em desenvolvimento e relacionada a atividades econômicas de baixa complexidade e alta sensibilidade ao ciclo econômico.

O informe demonstra que os bancos públicos desenvolvem inovações para atender públicos específicos e também aponta a existência de uma ampla diversidade de soluções, assim como níveis de cobertura. As soluções devem ser baratas, rápidas e flexíveis para os clientes, e estarem preparadas para superar deficiências de garantias. Ações coerentes também prevalecem quando os bancos públicos atuam como executores de diretrizes de políticas públicas de longa duração. A atuação consequente dos bancos públicos exige uma autonomia técnica, um uso intensivo de plataformas tecnológicas, parcerias com atores relevantes e, principalmente, a capacidade de prospectar a demanda potencial.

Serviço

Publicação: Inclusão financeira para a inserção produtiva de empresas de menor porte na América Latina: Inovações, determinantes e práticas de instituições financeiras do desenvolvimento – Informe regional

Autor: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal)

Ano: 2018