Educação para o empreendedorismo nas escolas europeias

Entrepreneurship-Education-at-School-in-Europe-2012A educação é central na formação de atitudes, habilidades e cultura de um indivíduo. Por isso, é vital que o ensino de empreendedorismo seja abordado desde a infância.

O estudo Entrepreneurship Education at School in Europe National Strategies, Curricula and Learning Outcomes (Educação para o Empreendedorismo na Escola na Europa – Estratégias Nacionais, Currículo e Resultados de Aprendizagem), publicado pela Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (Eurydice) em parceria com a Comissão Europeia, reúne informações sobre o tema no nível de ensino primário e secundário de escolas públicas de 31 países da Europa; e compara os achados em termos de estratégias nacionais, planos de ação, iniciativas e reformas em andamento.

A pesquisa integra a estratégia Europa 2020, da Comissão Europeia, que promove o empreendedorismo como fator-chave da competitividade e visa inserir o empreendedorismo em todos os níveis de educação e treinamento.

Com base em questionário aplicado em 2011, a pesquisa dividiu as estratégias nacionais e planos de ação para encorajar a integração da educação empreendedora em específicas, gerais ou múltiplas, podendo adotar diferentes abordagens, como foco no ensino formal, juventude ou empregabilidade.

Iniciativas – Na educação primária, cerca de dois terços dos países reconhecem a educação empreendedora de modo explícito, prevalecendo uma abordagem curricular interdisciplinar, em que o empreendedorismo é tema transversal. Já na educação secundária, predomina abordagem de integração do empreendedorismo em matérias curriculares já existentes.

No ensino secundário superior, mais da metade dos países incluem o empreendedorismo em matérias como economia, administração ou educação profissional, todavia quase sempre essas não são obrigatórias.

As iniciativas levantadas de educação empreendedora incluem atividades categorizadas como:

  • Cooperação entre ensino e empresas: Na Letônia, a Agência de Investimento e Desenvolvimento (LIAA) organiza encontros entre estudantes de ensino secundário superior e representantes de 20 empresas inovadoras de setores como alimentos e farmacêutico. Os estudantes e professores reúnem-se com gerentes e podem discutir tópicos como soluções inovadoras de negócios e apoio para iniciativas empreendedoras, como a organização de incubadoras;
  • Concessão de incentivos para escolas e atores interessados para o desenvolvimento de programas de empreendedorismo: Em Malta, o governo lançou o Plano Empreendedorismo através da Educação, que apoia escolas de ensino primário e secundário por meio de material aos  professores, visitas a empresas, palestras e competições entre estudantes;
  • Treinamento de professores orientado para o ensino de empreendedorismo: no Reino Unido, o Enterprise Village (Vila da Empresa) é uma iniciativa governamental que investe em recursos online para professores sobre empreendedorismo. Há também recrutamento de 2500 empresas locais campeãs pelo portal online Inspiring the Future (Inspirando o Futuro);
  • Envolvimento de estudantes na gestão de empresas fictícias: Em Luxemburgo, a Associação Jonk Entrepreneuren, criada pelo governo como parte da rede Junior Achievement, oferece programas para diferentes níveis de educação que incluem a gestão de mini empresas durante o período de um ano.

A pesquisa também identificou reformas de sistemas educacionais em andamento para inserção do empreendedorismo no ensino formal, como é o caso da Espanha, que em 2011 iniciou reforma no currículo do ensino secundário para agregar nova disciplina de Orientação Profissional em Iniciativa Empreendedora.

No Brasil, o Sebrae também investe em iniciativas  para desenvolver atitudes, conhecimentos e habilidades de colocar ideias em ação em diversas das categorias apresentadas, tais como o portal Educação Empreendedora Brasil, o jogo virtual Desafio Sebrae e o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

 

Serviço
Publicação: Entrepreneurship Education at School in Europe National Strategies, Curricula and Learning Outcomes (Inglês – PDF)
Fonte: Eurydice e Comissão Europeia
Autora: Ania Bourgeois
Ano: 2012