Turismo de Experiência na Irlanda do Norte – Tourism Northern Ireland

Governo da Irlanda promove o Turismo de Experiência para alavancar a economia do país.

Turismo de experiência significa prover formas para que os visitantes sejam inseridos a fundo em um produto de um modo emocional. Isto é, focar no sentimento, nas sensações e na história. A partir dessa percepção, a Irlanda do Norte decidiu apostar no Turismo de Experiência como novo meio promocional da economia do país. Foi criado um Cluster com cerca de 100 empresas e organizações (turismo, negócios, educação e serviços públicos) para desenvolver o turismo de experiência local.

Prática: Tourism Northern Ireland
Instituições:
• Proponente: Tourism Northern Ireland (Turismo na Irlanda do Norte)
• Executora: Tourism Northern Ireland (Turismo na Irlanda do Norte)
• Parceira(s): Department of Enterprise, Trade and Investment (Ministério da Empresa, do Comércio e do Investimento)
Público-alvo: Turistas nacionais, de dentro da Irlanda do Norte, e visitantes provenientes da República da Irlanda.
Escopo Geográfico: Mercado da Irlanda do Norte e visitantes.
Referência Temporal: Iniciada em 2012.

A motivação para a prática se deu devido ao cenário de crise econômica que enfrentava a Irlanda. Nesse sentido, decidiu-se investir no desafio de estruturar o cluster de turismo do país, ofertando uma maneira diferenciada e inovadora de atrair os turistas e movimentar a economia – O Turismo de Experiência. Essa mudança gerou um efeito cascata que desenvolveu o PIB e gerou empregos em massa, superando as expectativas iniciais.

A partir da identificação da importância do setor de turismo para a economia, reuniram-se os diferentes agentes que complementam o segmento para se consolidar um Cluster de desenvolvimento de turismo na Irlanda:
• Turismo;
• Governo;
• Setor Educacional; e
• Empreendimentos
A partir daí, foi criado um comitê executivo e se desenvolveu uma hierarquia, em subgrupos das áreas atuantes no processo:
• Marketing;
• Desenvolvimento de produto e de mercado; e
• Recursos humanos
Com a organização já implementada, o comitê passou a se reunir para acompanhar o andamento do programa entre 8 e 10 vezes por ano, sendo esse comitê executivo, reformulado de três em três anos.
Para informar a sociedade sobre o andamento do grupo e orientar o trade turístico, foi criado um Guia Prático para o Turismo de Experiência na Irlanda do Norte. Esse guia foi subdividido nos cinco segmentos de experiências únicas que a Irlanda do Norte oferta aos seus turistas e visitantes, trazendo especificidades sobre como abordar o turista em cada um desses segmentos:
• Costas e Lagos;
• Paisagens Únicas;
• Lendas Vivas;
• Vida Criativa; e
Natureza

Após a implementação do projeto, o turismo passou a representar 4,9% do PIB da Irlanda do Norte, acarretando na sustentabilidade de 40 mil empregos diretos, na criação de 10 mil novos empregos e trazendo mais de 4 milhões de visitantes anualmente até a Irlanda do Norte.

Frente ao cenário de crise que o Brasil está enfrentando, esta é uma prática que pode ser utilizada para alavancar o desenvolvimento econômico nacional.
O Brasil é um país com dimensões continentais e com uma vastidade de informações e elementos que podem ser trabalhados de forma diferenciada como atrativos ao turista. A questão da experiência pode ser aplicada aos diversos segmentos de i) negócios e eventos, ii) sol e praia, iii) turismo cultural, iv) ecoturismo e turismo de aventuras e v) turismo rural. Da mesma forma, incentivar a criação de clusters turísticos e desenvolver formas de atendimento e atração diferenciadas ao turista nacional e estrangeiro nesse momento de dólar em alta, onde o turista nacional tende a se voltar para dentro do país, pode ser promissor.