Ice House – empoderamento de pessoas por meio do pensamento empreendedor

Programa de empreendedorismo que busca desenvolver habilidades empreendedoras e competências empresariais em seus participantes

Como metodologia de ensino que visa empoderar pessoas por meio do pensamento empreendedor, o Ice House consiste em imergir os participantes em experiências que os permitam desenvolver habilidades empreendedoras e competências empresariais, inspirando e envolvendo os participantes nos aspectos essenciais da mentalidade empreendedora.

Nome: The Ice House Entrepreneurship Program

Proponente: Entrepreneurial Learning Initiative (ELI)

Setor/Segmento: Educação

Contexto Geográfico: Estados Unidos

Referência Temporal: 2011

O programa surgiu como oportunidade para empoderar pessoas por meio do pensamento empreendedor, imergindo-os em experiências que os permitam desenvolver habilidades empreendedoras e competências empresarias em seus participantes, inspirando e envolvendo os participantes nos aspectos essenciais da mentalidade empreendedora.

O Ice House é uma metodologia de ensino que visa empoderar pessoas por meio do pensamento empreendedor.

A técnica consiste em imergir os participantes em experiências que os permitam desenvolver habilidades empreendedoras e competências empresariais, inspirando e envolvendo os participantes nos aspectos essenciais da mentalidade empreendedora.

Realizado em três formatos, presencial, online ou misto, e com tempo de duração adaptável, o Programa ampara-se na capacitação de facilitadores de forma a ampliar sua escala e ser executado por universidades e organizações de desenvolvimento econômico e sem fins lucrativos.

Os principais resultados alcançados pelo Programa Ice House se relacionam ao impacto qualitativo nos indivíduos participantes, entre os quais, destacam-se:

  1. Desenvolvimento de pensamento crítico que permita com que identifiquem e avaliem oportunidades de negócios, gerenciem riscos e aprendam com os resultados; e
  2. Compreensão do processo que permite com que empreendedores com recursos limitados transformem uma ideia simples em uma iniciativa bem-sucedida e sustentável.

O Programa Ice House de Empreendedorismo poderia ser replicado no Brasil. No entanto, metodologia semelhante já é implementada no Brasil pelo Sebrae: o Empretec, da UNCTAD. Nesse sentido, seria mais oportuno analisar o programa de imersão norte-americano de forma a examinar possíveis aperfeiçoamentos a serem feitos na metodologia já implementada no país, ao invés de replicá-lo, integral ou parcialmente.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Ice House – empoderamento de pessoas por meio do pensamento empreendedor