Sunny Sale – vendas ensolaradas

Campanha de marketing digital criada por grande rede de supermercado sul-coreana para aumentar as vendas entre meio dia e uma hora da tarde mediante a utilizacão de QR codes cuja visualização depende da sombra criada pela luz solar neste horário.

O Emart, uma das maiores redes de supermercado na Coreia do Sul, com 141 lojas instaladas em todo o país, verificou que apresentava elevada queda nas vendas por volta do meio-dia. Para contornar esse problema, elaborou campanha de marketing digital que consistia na criação de grandes QR codes tridimensionais programados para serem visualizados neste horário. Durante um mês, os clientes tinham acesso a itens com ofertas especiais, que podiam ser adquiridos por meio de aplicativo da empresa.

Prática: Sunny Sale

Instituições:

  • Proponente: Emart
  • Executora: Emart
  • Parceira(s):

Público-alvo: Clientes existentes e potenciais

Escopo Geográfico: Coreia do Sul

Referência Temporal: 2012 (fevereiro)

Apesar de estar presente em todo o país e oferecer inúmeros descontos, a Emart apresentava queda significativa nas vendas entre meio dia e uma hora da tarde. Para resolver essa situação, elaborou campanha de marketing digital que oferecia visibilidade para a marca e praticidade para os clientes por meio da utilização de painéis tridimensionais com QR codes visualizados com a sombra gerada pela luz solar neste horário.

A campanha, chamada Sunny Sale, foi lançada em fevereiro de 2012 e teve um mês de duração. Inicialmente, foram instalados QR codes em 13 locais de Seoul. Com a repercussão mais 23 painéis foram instalados na cidade. Ao encontra-los, os clientes podiam, entre meio dia e uma da tarde, escanear os códigos e ter acesso a promoções exclusivas de itens que podiam ser comprados por meio de aplicativo da empresa.

Mais de 12.000 cupons foram emitidos durante a campanha e o nível de adesão aumentou em 58%, comparado com o mês anterior. As vendas cresceram em 25% durante o horário do almoço, em apenas um mês. Além disso, a campanha promoveu grande visualização da marca, foi publicada em diversos canais de mídia e recebeu oito prêmios no Festival de Mídia e Criatividade de Cannes. A campanha também ofereceu aos clientes experiência única: ficavam em frente aos painéis na expectativa da geração dos códigos promocionais.

Campanhas como essa são estratégias interessantes de marketing digital por promovem maior visibilidade da marca e também porque podem contribuir para o aumento das vendas. Ideias bem-sucedidas, como a Sunny Sale, podem ser incorporadas por empresas de pequeno porte brasileiras. No entanto, é preciso avaliar se essa estratégia é compatível com o negócio e com o perfil dos clientes existentes e potenciais visto que a utilização de QR codes e outras tecnologias digitais não são tão amplamente difundidas no Brasil quanto na Coreia do Sul e outros países. Avaliar o local e o horário para a exposição dos QR codes também é crucial.