Startup Chile – transformando um país e o mundo pela inovação

Instituição chilena que apoia empreendedores nacionais e estrangeiros para iniciar seu negócio no país e também utilizá-lo como plataforma de internacionalização

O Chile, apesar de apresentar bom desempenho econômico e indicadores de competitividade expressivos, não possuía histórico de encorajamento da cultura inovadora e propensa ao risco, necessária para a criação de startups.

Nesse sentido, a Startup Chile, promovida pela Corporação de Fomento da Produção (CORFO), é um programa do governo chileno que concede apoio financeiro, técnico e relacional para empreendedores nacionais e estrangeiros de alto potencial e mentalidade global que desejem começar seu negócio no Chile, utilizando o país como plataforma para expansão global.

A iniciativa visa melhorar a abordagem sobre o empreendedorismo no Chile, catalisando a criação de conexões entre empreendedores estrangeiros e locais e a criação de casos de sucesso inspiradores, a fim de converter o Chile em hub de inovação e empreendedorismo da América Latina.

Nome: Startup Chile

Proponente: Corporação de Fomento da Produção (CORFO)

Setor/Segmento: Governo

Contexto Geográfico: Chile

Referência Temporal: desde 2010

A inexistência, no Chile, de iniciativas que encorajasssem a cultura empreendedora, inovadora e propensa ao risco, necessária para o desenvolvimento nacional, levou à criação do programa governamental chileno de apoio a startups.

Para apoiar empreendedores, a Startup Chile realiza as seguintes ações:

1. Platoons – Reuniões mensais de 8 a 10 empresas ou industrias em estágio de desenvolvimento para feedback e compartilhamento de experiências.

2. Academia SUP – Identificação de talentos e organização de eventos de capacitação, tais como treinamentos para apresentações rápidas (pitches).

3. Mentoria gratuita por mentores voluntários.

4. Demo Day – evento para a apresentação de casos de sucesso e networking.

Em 2010, o programa piloto reuniu 22 startups de 14 países.

No total, mais de 670 startups de 64 países já foram selecionadas, entre 8000 inscrições de 112 países.

Em cinco anos, a Start-Up Chile ganhou impressionante reconhecimento internacional, e inspirou outros governos em todo o mundo a ter programas semelhantes como Startup Brasil, executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com apoio da Apex-Brasil, com vistas a fortalecer o ecossistema brasileiro de negócios.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Startup Chile – transformando um país e o mundo pela inovação