Devido a seus recursos mais limitados, muitas pequenas e médias empresas não podem contar com informações de mercado de qualidade, que normalmente são de exclusividade de grandes empresas.
Foi para corrigir essa desigualdade que Agência Norte-Americana para Pequenos Negócios (SBA – Small Business Administration), em parceria com o SizeUp, começou a oferecer sistema online gratuito por meio do qual micro e pequenos empresários podem acessar informações de apoio ao processo de tomada de decisão.
Desenvolvida pela GIS Planning, a ferramente se propõe a ajudar micro e pequenas empresas a obterem informações de qualidade que, a princípio, só as grandes empresas teriam.
Nome: SizeUp – Sistema online de mapeamento de mercado para pequenos negócios
Proponente: Agência Norte-Americana para Pequenos Negócios (SBA – Small Business Administration)
Setor/Segmento: Governamental
Contexto Geográfico: Estados Unidos
Referência Temporal: 2011
Ajudar as micro e pequenas empresas a obter informações de qualidade que, a princípio, só as grandes empresas teriam.
O SizeUp oferece três produtos que auxiliam empresas na tomada de decisão, por meio da busca pela localização ou tipo de indústria da empresa, no próprio site:
- Benchmark;
- Mapeamento de Mercado;
- Divulgação;
Foi escolhida como uma das Top 10 startups de dados na Conferência Data 2.0 em 2012.
Já existem no Brasil ferramentas de business inteligence (BI), inclusive públicas e gratuitas, que podem ser utilizadas por empresários brasileiros para o mapeamento de mercado. No entendo, a ferramente norte-americana pode ser utilizada como referência para aprimoramentos.