São Francisco – de Olho na Eficiência Energética

Parceria público-privada fornece soluções inovadoras de eficiência energética para clientes comerciais e para proprietários de edifícios multifamiliares.

SF Energy Watch, uma parceria público-privada entre o condado de São Francisco e a empresa Pacific Gas and Electric (PG&E), dedicada a fornecer soluções inovadoras de eficiência energética para clientes comerciais e para proprietários de edifícios multifamiliares.

Desde 2006, tem auxiliado a reduzir suas faturas de energia por meio de avaliações de eficiência energética e de incentivos financeiros, reduzindo, ao mesmo tempo, o impacto no meio ambiente. O programa oferece uma grande variedade de produtos e serviços de economia de energia, tais como:

  • Avaliações gratuitas no local para identificar economias de energia;
  • Novos equipamentos eficientes energeticamente e serviços ténicos a um custo altamente reduzido;
  • Instalação de equipamentos de economia de energia por especialistas;

Contas de serviços públicos mais baratas ao longo da vida útil do novo equipamento.

Prática: São Francisco Energy Watch

Instituições:

  • Proponente: Pacific Gas and Electric (PG&E) e City and County of San Francisco
  • Executora: Pacific Gas and Electric (PG&E) e City and County of San Francisco
  • Parceira(s): California Public Utilities Commission

Público-alvo: Empresas de todos os tamanhos e propriedades residenciais multifamiliares localizadas em São Francisco que utilizam energia elétrica ou energia gerada por gás natural da Pacific Gas and Electric Company (PG &E).

Escopo Geográfico: São Francisco (EUA)

Referência Temporal:

Iniciada em 2006.

A cidade e condado de São Francisco aprovou planos de longo prazo para tornar São Francisco ambientalmente mais sustentável através do desenvolvimento de iniciativas que promovem energia limpa, eficiência energética e redução das emissões de carbono. Como parte desses esforços, o SF Energy Watch estabeleceu as seguintes metas de consumo de electricidade e economia de gás para o ciclo 2015 do programa:

  • Reduzir a energia de pico e a economia do uso de gás em 1.607 quilowatts (kW)
  • Reduzir o uso de eletricidade em 11.424.096 quilowatts-hora (kWh)

Reduzir o uso de gás em 10.000 therms

Programas oferecidos pelo SF Watch Program:

Commercial Plus Program – Programa Comercial

São realizados diagnósticos locais sobre o consumo de energia e são fornecidas recomendações de melhorias para aumento da eficiência energética e diminuição de custos para negócios e estabelecimentos. Oportunidades comumente indicadas para melhorias incluem iluminação interior e exterior, melhorias nos sistemas de refrigeração, utilização de controles avançados, eficiência da rede de computador e atualizações de equipamentos de aquecimento, ventilação e ar condicionado.

Small Business Direct Install Program – Programa de Instalação para Pequenos Negócios

Pequenas empresas se qualificam para serviços “chave-em-mão” que começam com uma avaliação gratuita de energia, seguida por um gerenciamento de projeto completo até a conclusão da instalação por um contratante designado pelo programa. Atualizações que proporcionam maior eficiência energética incluem iluminação interior, exterior e industrial, controles de refrigeração e cortinas de proteção.

Multifamily Plus Program – Programa Multifamiliar

Proprietários de edifícios que se qualificarem podem receber uma avaliação gratuita abrangente de eficiência energética (tanto em espaços comuns quanto residenciais) e a instalação gratuita ou a baixo custo de medidas de eficiência, tais como iluminação, controles da máquina de venda automática e sistema atualizados de aquecimento.

Desde 2006, SF Energy Watch promoveu a economia de cerca de 43 milhões de dólares nas contas de serviços públicos anuais em um total de 6.500 imóveis comerciais e multifamiliares de São Francisco. O programa já forneceu mais de 21,5 milhões dólares de dólares em incentivos para melhorias de eficiência energética. A SF Energy Watch tem sido bem sucedida, não só pela economia de energia que proporciona, mas também por continuar a criar ou manter postos de trabalho ecológico na região da Bahia de São Francisco. Através das ações realizadas pelos clientes após a sua avaliação de energia, este programa também reduziu as emissões de carbono da cidade em mais de 58.500 toneladas, o que seria equivalente a retirar quase 9.500 veículos da estrada ou forencer energia a quase 28 mil residências de São Francisco por um ano.

Seria muito interessante para o Brasil que fossem formadas parcerias entre instituições para fornecer esse tipo de apoio ao aumento de eficiência energética e diminuição do impacto ambiental, principalmente agora que o país enfrenta uma crise energética.

O Sebrae poderia promover a formação de parcerias entre entidades de governo e auxiliar na elaboração de planos e projetos com os governos municipais e estaduais e as concessionárias de energia, com foco nos pequenos negócios.