GRO – pesquisa para o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Plataforma colaborativa que reune pesquisadores de classe mundial para a construção de relação de pesquisa mutuamente benéfica.

A competição global em torno da tecnologia é intensa e, estão cada vez mais convergentes. Novas tecnologias aparecem constantemente. Nesse contexto, a Samsung criou seu próprio instituto de pesquisa com o intuito de fomentar o desenvolvimento dos negócios da empresa.

As atividades do Instituto Avançado de Pesquisa Tecnológica da Samsung (SAIT – Samsung Advanced Institute of Technology) incluem antecipação de novas áreas de negócio, desenvolvimento de tecnologias de núcleo da próxima geração no suporte de linhas estratégicas de negócios existentes e descoberta de maneiras de reforçar a sinergia das diversas unidades da Samsung.

A fim de fomentar o SAIT, a Samsung criou o Programa Global de Pesquisa (GRO – Global Research Outreach) por meio do qual são desenvolvidas parcerias da empresa com universidade e outros institutos de pesquisa em todo o mundo.

Nome: Programa Global de Pesquisa (GRO)

Proponente: Instituto Avançado de Pesquisa da Samsung (SAIT)

Setor/Segmento: Tecnologia

Contexto Geográfico: Coréia do Sul

Referência Temporal: 2009

O programa foi criado como oportunidade para o fomento ao desenvolvimento tecnológico e à inovação por meio da parceria entre pesquisadores de classe mundial.

A Samsung promove edital anual no qual convoca pesquisadores de todo o mundo para apresentarem seus projetos inovadores de pesquisa. Os projetos selecionados recebem até U$ 100.000 dólares para seu desenvolvimento.

Etapas:

  • Abertura das inscrições;
  • Submissão do projeto;
  • Triagem dos melhores projetos;
  • Anúncio dos vencedores;
  • Envio de documentação;
  • Inicio do projeto.

Desde que o programa começou, mais de 240 pesquisas já foram financiadas, sendo visível o aumento do número de pesquisas selecionadas anualmente:

  • 2009: 19 pesquisas;
  • 2010: 23 pesquisas;
  • 2011: 41 pesquisas;
  • 2012: 86 pesquisas;
  • 2013: 74 pesquisas.

Já existem outros países em que suas universidades utilizam o benefício oferecido pelo SAIT para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.

A partir dessa prerrogativa, universidades brasileiras também poderiam se beneficiar do programa, caso o país incentivasse maior desenvolvimento de pesquisas nas áreas de interesse da Samsung.

Outra forma de replicação é promover a aproximação efetiva entre as universidades e as empresas brasileiras de diferentes setores, para que outras áreas do conhecimento também pudessem ser incentivadas por programas como esse.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para GRO – pesquisa para o desenvolvimento tecnológico e a inovação