A Unidade de Assessoria Institucional (UARI) apresenta o presente documento em atenção à demanda formulada pela Diretoria Executiva do Sebrae, no dia 18 de março de 2020, sobre a necessidade de identificação de medidas de apoio aos pequenos negócios durante a pandemia da Covid-19 em instituições internacionais de apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios e de fomento ao empreendedorismo. O documento é composto pelas respostas das instituições contatadas pelo Sebrae, via e-mail e consultas realizadas em sites oficiais, nos seguintes países: Austrália, Nova Zelândia, Chile, Estados Unidos da América, Portugal, Holanda, Bélgica, Espanha, Japão,
França, Noruega, Suécia, Itália, Israel, Coreia do Sul, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Alemanha, China, Dinamarca, Irlanda, Singapura, Peru, União Europeia, Canada e Inglaterra.
Nome: REFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE BOAS PRÁTICAS E MEDIDAS DE APOIO AOS PEQUENOS NEGÓCIOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Proponentes: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Setor/Segmento: pequenos negócios.
Contexto Geográfico: Internacional
Referência Temporal: 2020
O documento tem como objetivo reunir medidas de apoio aos pequenos negócios durante a pandemia da Covid-19 em instituições internacionais de apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios e de fomento ao empreendedorismo.
Além de instituições congêneres ao Sebrae no exterior, também foram contatadas Câmaras de Comércio. Foi usado como referência os sites oficiais dos governos dos países, OCDE e a Pesquisa COVID-19 Related Government Support Initiatives do Alvarez & Alvarez Holdings. As cotações de conversão das moedas estrangeiras para o dólar foram feitas com base no valor da moeda do dia 07 de abril de 2020, sendo usado o site do Banco Central para consulta.
O documento possibilitou reunir o conjunto das ações e medidas internacionais de apoio aos pequenos negócios durante a pandemia da Covid-19 em instituições internacionais de apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios e de fomento ao empreendedorismo.
Com o documento é possível gerar uma base de boas práticas com relação as medidas de apoio aos pequenos negócios e gerar compartilhamento de experiências e conhecimentos.