Minimização de Resíduos – eficiência produtiva para o aumento da competitividade e da sustentabilidade

Programa que promovee a competitividade do setor de alimentos e bebidas da região de East Anglia (Reino Unido) por meio do uso racional de recursos naturais

O “Projeto de Minimização de Resíduos em Indústrias de Alimentos e Bebidas de East Anglia”, do Reino Unido, foi iniciativa regional articulada pela Universidade de Hertfordshire entre os anos 1997 e 2000, com o objetivo de promover a competitividade do setor alimentício local, por meio da melhoria na eficiência do uso de recursos naturais.

Composto por empresas locais e formatado como “clube de negócios”, o projeto estruturou programa de treinamento em gestão ambiental e prestação de serviços técnicos nas próprias empresas, visando identificar oportunidades de melhoria, implementação de medidas e monitoramento dos resultados.

Além disso, o projeto resultou na criação de base de dados pública e na realização de série de atividades, como publicações e eventos, de disseminação de aprendizados e resultados.

Nome: Minimização de Resíduos em Indústrias de Alimentos e Bebidas de East Anglia

Proponente: Universidade de Hertfordshire

Setor/Segmento: Instituição de ensino superior

Contexto Geográfico: Reino Unido

Referência Temporal: 1997 – 2000

A necessidade de promover a redução de descartes como forma de melhoria de desempenho ambiental, lucratividade e competitividade no setor deu origem ao projeto.

O projeto é realizado, sem custos para as empresas participantes, conforme as seguintes etapas:

  • Realização de programa de recrutamento com 700 empresas da região;
  • Capacitações e treinamentos gerais e específicos;
  • Criação de um banco de dados de iniciativas;
  • Assistência técnica direta às empresas;
  • Criação de clube de negócios (business club) para intercâmbio de experiências entre as empresas;
  • Publicação de relatório final; e
  • Realização de conferência de encerramento com as lições aprendidas.

Em 13 empresas participantes, foram efetivamente implantadas 115 medidas, o que equivale a 60% de todas as oportunidades de melhoria identificadas, tais como:

  • O “encamisamento” de tanques de vapor e água quente;
  • A colocação de termostatos nos trocadores de calor;
  • A melhoria do design de embalagem.

O caráter setorial e local/regional do projeto é uma característica interessante, do ponto de vista de sua replicação por meio do Sebrae no contexto brasileiro, havendo também outros elementos na proposta de ação com potencial de enriquecer uma iniciativa setorial voltada à agenda dos resíduos, como a formatação de um banco de dados de iniciativas de melhoria, por exemplo.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Minimização de Resíduos – eficiência produtiva para o aumento da competitividade e da sustentabilidade