AWEP – empoderamento de mulheres árabes para o empreendedorismo

Projeto que proporciona a mulheres árabes oportunidades de acesso à formação, orientação e outras formas de apoio para que aumentem as chances de que seus projetos ou startups tenham sucesso

A participação econômica das mulheres no Oriente Médio e no Norte da África é menor do que em qualquer outro lugar do mundo. Isso faz com que boa parte do potencial empreendedor dessas regiões não seja aproveitado, gerando menos empregos e desenvolvimento.

Para mudar esse cenário, a Amideast (America-MidEast Educational and Training Services) lançou, em 2011, o Projeto de Empreendedorismo de Mulheres Árabes (AWEP – Arab Women’s Entrepreneurship Project), que tem como missão apoiar as mulheres árabes na superação de obstáculos frente à sua participação na economia regional, proporcionando acesso à formação, orientação e outras formas de apoio, para que aumentem as chances de que seus projetos ou startups tenham sucesso.

Além disso, as participantes fazem visitas a pequenas empresas que possuem mulheres à sua frente. Igualmente, desenvolvem um plano de negócios e contam com o apoio de mentores nos primeiros meses como empresárias.

Nome: Projeto de Empreendedorismo de Mulheres Árabes (AWEP)

Proponente: AMIDEAST (America-MidEast Educational and Training Services)

Setor/Segmento: Gestão de organização sem fins lucrativos, Intercâmbios culturais e acadêmicos, desenvolvimento profissional, Treinamento, Capacitação Institucional;

Contexto Geográfico: Oriente Médio e Norte da África;

Referência Temporal: 2011

A baixa participação econômica das mulheres no Oriente Médio e no Norte da África faz com que boa parte do potencial empreendedor dessas regiões não seja aproveitado, gerando menos empregos e desenvolvimento.

Durante o projeto, as participantes terão acesso à:

  1. Introdução à técnicas empresariais básicas (os fundamentos do serviço ao cliente, vendas, contabilidade para pequenas empresas, avaliação de risco e de viabilidade, planejamento estratégico, requisitos locais para registrar e operar um negócio, etc.);
  2. Visitas a pequenas empresas gerenciadas por mulheres;
  3. Desenvolvimento do Plano de Negócios;
  4. Implementação do plano de negócios;
  5. Mentoria;
  6. Reuniões periódicas para avaliar o progresso e compartilhar histórias de sucesso.

A primeira rodada de treinamento foi realizada em quatro países durante 2012, beneficiando mais de 60 mulheres no Kuwait, Líbano, Marrocos e Emirados Árabes Unidos.

Uma segunda rodada de treinamento foi realizada em quatro países durante 2013, beneficiando cerca de 80 mulheres no Egito, Jordânia, Líbano e Marrocos.

A terceira rodada de formação, em 2014, está beneficiando cerca de 80 mulheres no Egito, Jordânia, Líbano e Marrocos.

O empreendedorismo feminino no Brasil tem crescido de forma galopante. Por esse motivo, a replicação de um modelo como este, de desenvolvimento de mulheres carentes, pode acelerar ainda mais este desenvolvimento e alcançar regiões do país onde o crescimento ainda é tímido.

A experiência da AMIDEAST com este programa tem demonstrado que a formação em negócios e práticas financeiras e instruções sobre como se candidatar a financiamento, combinado com apoio contínuo e orientação, tem desenvolvido avanços nas aspirações das mulheres empresárias árabes e desenvolvendo um mercado regional, gerando emprego e renda.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para AWEP – empoderamento de mulheres árabes para o empreendedorismo