Empoderamento Feminino – inserção econômica de mulheres indianas

Projeto que busca reduzir a vulnerabilidade de mulheres em regiões rurais da Índia

Apesar de ter experimentado elevados índices de crescimento nos últimos anos, a Índia ainda sofre com profundas desigualdades de gênero, resultado de um modelo de sociedade baseado na hierarquização por sexo e da inferiorização da mulher.

O projeto “Empoderamento Econômico de Mulheres em Área Rurais da Índia”, da Sindicato Indiano de Autoemprego Feminino (SEWA – Self Employed Women’s Association), propõe transformar centros comunitários em centros de desenvolvimento empresarial, viabilizando oportunidades de promoção de processo produtivo inclusivo de mulheres pobres, vulneráveis e auto-empregadas. Destaca-se especialmente nesta prática o enfoque dado à questão da inclusão de gênero, tema de especial relevância em países emergentes.

Nome: Empoderamento Econômico de Mulheres em Área Rurais da Índia

Proponentes: Sindicato Indiano de Autoemprego Feminino (SEWA)

Setor/Segmento: Agricultura, artesanato, pequenas produções locais e serviços, pesca e atividades extrativistas florestais

Contexto Geográfico: Índia

Referência Temporal: 2010-2014

As profundas desigualdades de gênero, com a inferiorização de mulheres pobres e vulneráveis, principalmente em áreas rurais (especificamente em Gujarat, Rajasthan, Bihar e alguns estados do nordeste indiano), e seu afastamento ou exclusão dos processos produtivos locais deram origem ao projeto.

O programa foi assinado em 2010 com início das atividades em 2011.

Em Gujarat, sete centros comunitários foram selecionados por processo participativo para se transformarem em Centros de Desenvolvimento Empresarial.

Alguns de seus serviços incluem:

  • Apoio a artesãos e fazendeiros no desenvolvimento de suas atividades;
  • Elaboração de planos de negócio;
  • Montagem de rádios comunitárias; e
  • Realização de workshops.
  • 41 % das famílias aumentaram a sua renda em pelo menos 10 %
  • 17.129 mulheres capacitadas nos centros de desenvolvimento empresarial
  • 13 centros de desenvolvimento empresarial estabelecidos, todos em pleno funcionamento, em constante ampliação e tornando-se autossustentáveis.

Este projeto encontra ingredientes passíveis de replicação considerando a proposta de transformação de centros comunitários em centros de desenvolvimento empresarial com vistas ao fortalecimento de iniciativas empreendedoras de público feminino pobre e vulnerável em territórios deprimidos. Alguns desafios são impostos a partir da necessidade de se identificar e implantar, de forma cuidadosa, meios que garantam a governança e a sustentabilidade financeira dos centros em médio e longo prazos, viabilizando mecanismos de saída do apoio pelo projeto.

Link externo para Empoderamento Feminino – inserção econômica de mulheres indianas