NIH – transformando descobertas em saúde

Agência do Governo dos Estados Unidos voltada para a pesquisa na área de saúde que desenvolve programas para o desenvolvimento tecnológico e a inovação

O Instituto Nacional de Saúde (NIH – National Institute of Health), agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, tem como objetivos (1) desenvolver, manter e renovar recursos para a cura e a prevenção de doenças; (2) expandir a base de conhecimentos em ciências da saúde a fim de melhorar a qualidade de visa e a expectativa e vida e, assim, assegurar a continuidade de investimento público em pesquisa; (3) (3) promover o mais alto nível de integridade científica, bem como responsabilidade pública e social, na condução da ciência.

Para isso, fornece programas destinados a melhorar a saúde por meio da realização e do apoio à pesquisa nas causas, diagnóstico, prevenção e cura de doenças humanas; nos processos de crescimento e desenvolvimento humano; nos efeitos biológicos dos contaminantes ambientais; na compreensão dos transtornos mentais, viciantes e físicos; e no direcionamento de programas para a coleta, divulgação e intercâmbio de informações em medicina e saúde, incluindo o desenvolvimento e apoio a bibliotecas médicas e da formação de bibliotecários médicos e outros especialistas de informação em saúde.

Nome: Programas de Inovação em Saúde

Proponente: Instituto Nacional de Saúde (NIH)

Setor/Segmento: Saúde

Contexto Geográfico: Estados Unidos

Referência Temporal: desde 1982

Devido a pesquisas realizadas na área de saúde, o NIH contribuiu para a melhoria da qualidade de vida e o aumento da expectativa de vida.

O financiamento de pesquisas às pequenas empresas também contribui para a geração de empregos.

O NIH apoia projetos por meio de dois programas:

Niche Assessment Program – auxilia pequenas empresas na comercialização de seus projetos, fornecendo visão de mercado e dados que podem ser usados para ajudar as pequenas empresas a se posicionar estrategicamente.

Commercialization Assistance Program – oferece oportunidades para empresas pouco experientes no mercado comercial, e empresas com a experiência de comercialização que enfrentam novos desafios estratégicos.

Utiliza o Small Business Innovation Research (SBIR) e Small Business Technology Transfer (STTR) para financiar pequenas empresas da área de saúde.

O SBIR e o SSTR são duas das maiores fontes de capital para pequenas empresas inovadoras nos Estados Unidos. Estes programas, da Agência Norte-Americana para Pequenos Negócios (SBA – Small Business Adminitration) permitem a realização de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em pequenas empresas que têm produtos e serviços com forte potencial para a comercialização, especialmente nas áreas de saúde e biomedicina.

Graças a essas iniciativas, diversas melhorias têm surgido no campo da saúde, como a vacina universal contra vários tipos de gripe, o teste mais eficiente para a detecção do câncer de mama, a descoberta da causa precisa de mais de 4.500 doenças, entre outros.

O financiamento de pesquisa e tecnologia é uma prática que acontece em muitos países, mas nos Estados Unidos ganha destaque pelos resultados alcançados. A estratégia de acompanhamento, após a liberação dos recursos, e de participação ativa por meio de consultorias individuais e a realização de planejamento comercial faz do programa um sucesso.

A diferenciação do programa está no financiamento de pequenas empresas. O fato gerador de interesse em empreendedorismo e pequenos negócios é a crença generalizada de que as pequenas empresas nos Estados Unidos criam mais postos de trabalho que os gigantes corporativos. Por sua vez, também têm mais flexibilidade e disponibilidade para atuar com projetos de pesquisa que resultem em melhoras significativas para a saúde da população.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF