Gosdaa – assistência para a reconstrução pós-desastre petrolífero

Programa que auxilia pequenos negócios afetados pela explosão de plataforma de petróleo no Golfo do México em 2010 a retomar o crescimento com lucro

Em abril de 2010, a explosão da plataforma petrolífera Deepwater Horizon no Golfo do México trouxe consequências à economia regional e aos pequenos negócios, em especial aqueles envolvidos em atividades imobiliárias, de pesca e turismo.

Para retomar o crescimento, o Governo do México e o Instituto para o Desenvolvimento Econômico (IED – Institute of Economic Development) da Universidade do Texas em San Antonio (UTSA – University of Texas in San Antonio) criaram o Programa de Assistência para o Ajuste à Tragédia de Derramamento de Óleo no Golfo do México (GOSDAA – Gulf Oil Spill Disaster Adjustment Assistance Program), que auxilia empresas a planejar e investir em diversas áreas tais como capacitação, gestão, marketing e produção.

Nome: Programa de Assistência para o Ajuste à Tragédia de Derramamento de Óleo no Golfo do México (GOSDAA)

Proponente: Instituto para o Desenvolvimento Econômico (IED) da Universidade do Texas em San Antonio (UTSA)

Setor/Segmento: Entidade privada com vínculo acadêmico e governamental

Contexto Geográfico: Estados Unidos e México

Referência Temporal: 2011

A prática surgiu pós-desastre petrolífero ocorrido em 2010 no Golfo do México e visa apoiar os pequenos negócios afetados na retomada de seu crescimento com lucro.

A primeira etapa a ser realizada pelas empresas interessadas em participar do programa é a verificação de cumprimento dos requisitos necessários à sua participação. Após consulta inicial junto ao programa, a GOSDAA poderá auxiliar, sem custos à empresa solicitante, o preenchimento do formulário de requisição de assistência. Em caso de aprovação da solicitação, a preparação para a assistência consistirá em dois documentos que descreverão as necessidades da empresa: o diagnóstico empresarial e a estratégia de recuperação ou plano de ajuste. O programa cobrirá entre 50% e 75% do custo de desenvolvimento do diagnóstico empresarial e do plano de ajuste e a empresa arcará com o restante. O montante máximo a ser custeado pelo programa é de US$ 60 mil.

Os resultados quantitativos do programa ainda não foram apresentados, porém o aporte de US$ 1,5 milhões em período de três anos em programas personalizados de assistência técnica relacionados a diversas áreas de interesse dos pequenos negócios deverá servir como impulso ao aumento de competitividade e consequentemente como efeito multiplicador às receitas aferidas pelos negócios atendidos.

No contexto brasileiro, há evidente correspondência e possibilidade de replicação em circunstâncias relacionadas a desastres naturais, em especial, às enchentes frequentemente ocorridas no verão em estados pertencentes geralmente às regiões sul, sudeste e nordeste do país.

As principais variáveis para o sucesso do programa se referem ao arcabouço institucional de coordenação, financiamento e execução da iniciativa. Neste caso, a existência de entidade de provisão de serviços técnicos aos pequenos negócios, a articulação com o setor público de forma a respaldar e tornar o programa viável financeiramente e a disponibilidade de empresas e indivíduos capacitados para provisão de assistência em determinados temas empresariais garantiram a possibilidade de implementação do programa.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

Link externo para Gosdaa – assistência para a reconstrução pós-desastre petrolífero