Pomares da Filadelfia

Iniciativa faz parte de um movimento crescente em todo o mundo para desenvolver sistemas alimentares locais mais sustentáveis, justos e éticos.

O Philadelphia Orchard Project (POP) é um projeto que surgiu na cidade da Filadélfia, uma das cidades de menor riqueza da América e faz parte de um movimento crescente em todo o mundo para desenvolver sistemas alimentares locais mais sustentáveis, justos e éticos.

Com base nesse dado o POP se propõe a contribuir, plantando e mantendo pomares comunitários na Filadélfia. O Projeto Philadelphia Orchard é uma organização não governamental, registrada na Pensilvânia, que obtém seus recursos através de doações feitas ao projeto e que é usado, exclusivamente, para plantar e manter pomares; além de cobrir os custos associados à execução da organização. Logo, trabalha com grupos e voluntários para planejar, com base na comunidade que será executado o programa, quais plantas úteis e comestíveis terão melhores condições de crescimento e desenvolvimento.

O POP proporciona as plantas e  as árvores. Os treinamentos ficam a cargo das organizações comunitárias. Essas plantações são feitas em lotes anteriormente vagos, hortas comunitárias, recreios e outros espaços, quase exclusivamente em bairros de baixa renda, onde as pessoas não têm acesso a alimentação apropriada, saudável e frutas frescas.

Prática: The Philadelphia Orchard Project

Instituições:

  • Proponente: The Philadelphia Orchard Project
  • Executora: The Philadelphia Orchard Project
  • Parceira(s): Comunidades Implantadas

Público-alvo: Cidades, bairros e comunidades com baixa renda, que necessitem de alimentação em seus arredores, bem como a purificação ambiental do território.

Escopo Geográfico: Cidade da Filadélfia.

Referência Temporal:

Fundada em 2007.

Fundada pelo pioneiro em desenvolvimento econômico Paul Glover, o POP faz parte de um movimento crescente em todo o mundo para desenvolver sistemas alimentares locais mais sustentáveis, justos e éticos. Filadélfia é um dos centros deste trabalho, com cerca de 40.000 lotes vagos – e a maior taxa de pobreza entre as grandes cidades da América. Como o custo da energia, alimentos e aumentos de cuidados de saúde, os bairros de baixa renda são os mais vulneráveis à fome e problemas de saúde relacionados.
 O Projeto Philadelphia Orchard percebeu a necessidade das comudidades menos evoluídas financeiramente e vislumbrou uma maneira de levar acessibilidade alimentícia e beneficiar não apenas as pessoas diariamente com as frutas frescas, mas trazer para a sociedade a longo prazo benefícios a partir da desintoxicação ambiental. Com o trabalho coletivo e voluntariao, mais pessoas estimulam o processo de plantação em menos tempo.
De uma maneira descontraída, moradores conseguem fazer a diferença para diversos bairros da Filadélfia. No final do envolvimento com o POP, a comunidade, independente da localização ou da riqueza, passa a ter acesso a frutas frescas e alimentação saudável proveniente do seu próprio bairro. Desde que iniciou, em 2007, o POP já inseriu o projeto em bairros de toda a cidade, levando plantas úteis e comestíveis para todas comunidades. O POP proporciona o desing do pomar, os materiais para plantação e a capacitação em cuidados para pomares. As organizações comunitárias ficam com a responsabilidade de, após a posse, manter e colher os pomares; expandindo a produção de alimentos da comunidade.

Além de melhorar a nutrição e a saúde pública, criando segurança alimentar na comunidade, o projeto contribui para a restaruração do ar, da água e da qualidade do solo. Reduzindo, também, emissões de combustíveis fósseis por sequestro de carbono e localização de abastecimento alimentar.

As plantações de pomares, executadas pelo POP, são feitas de acordo com técnicas de jardinagem florestal e de permacultura¹, com um dossel de árvores anãs ou semi-anãs, meia “camada” de arbustos e de plantas perenes – que ajudam a atrair insetos benéficos, impedir pragas, recuperar a fertilidade do solo e evitar a necessidade de pulverizar produtos químicos tóxicos.
A mistura exata de árvores e plantas em cada pomar, depende de preferências dos parceiros das comunidades, bem como das estratégias de permacultura para sustentar os pomares saudáveis.

¹A permacultura é uma cultura que engloba métodos holísticos para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Ações:
- 2007: POP fundadação e plantação de 2 pomares comunitários
- 2008: POP plantaação de 7 novos pomares comunitários
- 2009: POP plantação 5 novos pomares comunitários e organizada sazonal do primeiro festival da colheita
- 2010: POP plantação de 4 novos pomares comunitários
- 2011: POP plantação de 7 novos pomares comunitários e celebração do primeiro “Dia do Pomar”
- 2012: POP plantação de 4 novos pomares comunitários
- 2013: POP plantação 5 novos pomares comunitários; organização da primeira venda de plantas e árvore e doação anual
- 2014: POP plantação de 3 novos pomares comunitários

Repercussão positiva, diminuição de pessoas com necessidade alimentícias nas regiões executadas do projeto, recursos naturais regulados e meio ambiente preservado.

O mesmo modelo de projeto pode ser executado no Brasil, principalmente e regiões de baixa renda, em que existem comunidades com menos riquezas. Além de favorecer o meio ambiente, tornando o clima mais estável, a população passará ter alimentos acessíveis, sendo que esses serão saudáveis e disponíveis para consumos na própria região.

É possível formar parcerias com grandes empresas que lidam, comumente, com suportes aos danos ambientais que possa causar a comunidade. Dessa forma, além de promover uma causa que transformará comunidades, o custo poderá ser reduzido. É possível, também, ampliar a prática e levar ela, a partir de palestras sobre as técnicas de agricultura e permacultura aplicadas no projeto, para todo o Brasil.