RFP-EZ – simplificação de processos licitatórios para pequenos negócios por meio

Plataforma digital que revolucionou a maneira das pequenas empresas norte-americanas fazerem negócios com o governo dos EUA

Entender processos licitatórios pode ser fator decisivo para o estabelecimento de relacionamento duradouro nas prestações de serviço para governos e o crescimento de pequenas empresas.

Nesse sentido, a plataforma digital RFP-EZ, da Agência Norte-Americana para Pequenos Negócios (SBA – Small Business Administration) visa simplificar, padronizar e agilizar a comunicação entre pequenas empresas norte-americanas e o governo dos EUA, além de auxiliar os empreendedores em todas as etapas da licitação.

Nome: Plataforma RFP-EZ

Proponente: Agência Norte-Americana para Pequenos Negócios (SBA)

Setor/Segmento: Governo

Contexto Geográfico: EUA

Referência Temporal: 2012

O projeto foi lançado para superar dificuldades encontradas na ferramenta utilizada pelo governo norte- americano para gerenciar licitações e concessões, o FedBizOpps.

A plataforma digital RFP-EZ se mostra como solução eficiente para fazer com que parte do orçamento federal norte-americano seja alocado em pequenas empresas inovadoras baseadas em conhecimento e tecnologia, assim como incluí-las na cadeia produtiva e de logística do governo dos EUA.

A plataforma RFP-EZ se propõe a:

  • Tornar a linguagem em licitações mais inteligível e padronizada;
  • Facilitar o acesso às informações e a solucionar dúvidas sobre processos licitatórios;
  • Permitir que pequenas empresas criem propostas online em resposta a licitações, assim como ajudá-las durante o processo de desenvolvimento das candidaturas;
  • Promover a habilidade de rastrear propostas e discuti-las virtualmente com outros tomadores de decisão; e
  • Aumentar o acesso às informações sobre as pequenas empresas que já foram contratadas pelo governo norte-americano, além das novas, por meio de monitoramento de dados, preços, serviços e produtos oferecidos.

Após um ano de projeto, o RFP-EZ atingiu os seguintes resultados:

  • Redução do tempo necessário para fazer uma proposta de licitação nos EUA;
  • Atração de 270 novas empresas que nunca tinham participado de uma licitação governamental;
  • Diminuição de 30% do valor de licitações dos mesmos produtos e serviços feitos por meio da plataforma “FedBizOpps”.

A replicação do RFP-EZ no Brasil parece ter pertinência diante das ações de tratamento diferenciado dos pequenos negócios, as quais criam condições especiais de participação de pequenas empresas em licitações governamentais, bem como diminuem os custos da aquisição de bens e serviços utilizados pelo Estado. Para tanto, faz-se necessário o estabelecimento de infraestrutura tecnológica adequada e divulgação da ferramenta, bem como treinamento de funcionários e empresários de pequeno porte.

Baixe aqui o resumo da “Prática” no formato PDF

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