Nile Project (Projeto Nilo)

Projeto que reuniu pequenas e médias empresas com universidades para aperfeiçoar uma tecnologia de sistema de irrigação para a agricultura que promovesse economia de água.

A Eureka é uma plataforma aberta para a cooperação internacional para inovação que visa aumentar a produtividade e competitividade das indústrias europeias. Junto com a Comissão Europeia, por meio do programa Eurostars, que apoia projetos inovadores internacionais de pesquisa e desenvolvimento com pequenas e médias empresas (PMEs), financiou um projeto que visava promover economia de água em áreas agrícolas.

O Projeto Nilo foi estabelecido em 2009, com o objetivo de desenvolver um sistema de irrigação subsuperficial para a agricultura em regiões secas, com a capacidade de promover uma economia de água de mais de 50%. Para isso, foi desenvolvido um sistema que consiste em um princípio inovador de tubo resistente a rupturas e condicionadores de solo que aumentam a capacidade de retenção de água e um método de instalação barato efácil de usar.

Prática: ProjetoNilo

Instituições:

  • Proponente: Eurostars (EUREKA e Comissão Europeia)
  • Executora: Eurostars (EUREKA e Comissão Europeia)
  • Parceira(s): na Áustria – HYDRIP GmbH; na Alemanha – DeutschesInstitutfürKautschuktechnologie e. V. Hannover (DIK), University Bonn, InstitutfuerLandtechnik ,University Bonn; InstitutefürPflanzenernährung , AgrartechnikGmbHDröppelmann; em Portugal – Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS), Centro de Estudos, Informação e Formação para o Ambiente (Ceifa), Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR).

Público-alvo: Agricultores que buscam aumentar a eficiência do solo e a economia de água para irrigação.

Escopo Geográfico: Mundial

Referência Temporal:

Desenvolvido de 2009 a 2013

O objetivo do projeto era desenvolver uma tecnologia que proporcionasse uma economia de água a um nível em que ela poderia ser usada em duas aplicações específicas: em áreas de plantação de vinho e espargos na Europa. Essas áreas foram escolhidas pelo seu alto valor de mercado, que permite que os produtores que investem em tecnologia esperem um retorno de curto prazo sobre o investimento.

Tecnologias de economia de água têm grande procura principalmente porque regiões secas do mundo, especialmente onde as populações estão crescendo e há uma grande demanda por produtos agrícolas, precisam encontrar tecnologias de economia de água de baixo custo para ajudar a irrigar terras.

A inovação do projeto consiste em combinar as vantagens da irrigação subsuperficial e a alta capacidade de armazenamento de água de condicionadores de solo que mantêm a água na zona radicular e também minimiza a salinidade do solo. Esta ideia foi transferida da academia para a área empresarial através de um spin-off da Universidade de Viena para o HydripGmbH e foi posteriormente desenvolvida com as PMEs parceiras e instituições de pesquisa.

No projeto Nilo, financiado pelo programa Eurostars, a tecnologia Hydrip foi aperfeiçoada e refinada por três anos. O projeto reuniu as PMEs Hydripda Áustria e várias outras PMEs, institutos de pesquisa e universidades com bases na Alemanha e em Portugal.

Com duração de 46 meses e um custo total de 1.726.760€, o projeto culminou no aperfeiçoamento da tecnologia Hydrip, que consiste em um sistema de irrigação altamente eficiente que permite a eficiência dos recursos através da aplicação de água da melhor forma, diminuindo custos de funcionamento.

 

Resultado no Teste Piloto em um vinhedo em Portugal:

 

Economia de Água

Verificou-se que o sistema HYDRIP® pode proporcionar uma economia de mais de 30% da água de irrigação em vinhedos em solos arenosos, sem qualquer dano nas plantas e sua produção. O campo que foi utilizado na comparação é com irrigação por gotejamento de superfície e também possui um sofisticado controle de irrigação automática, que evita as perdas de água devido à percolação profunda.

 

Colheita

A elevada qualidade da produção de uva pôde ser mantida, mesmo com a economia de água.

 

Desde a introdução do HYDRIP ™ em áreas-piloto do projeto da Alemanha e de Portugal, a eficiência da tecnologia tem atraído outros clientes, incluindo os agricultores de frutas cítricas na Espanha e produtores de legumes no Egito. Neste último, observa-se que a irrigação por gotejamento padrão de um hectare de terra requer 8.000 cúbico metros de água por ano e que uma economia de 3% significa evitar utilizar 2,6 milhões de litros por hectare por ano. Para ter uma ideia de comparação, uma pessoa utiliza, em média, cerca de 100 litros por dia.

 

Resultado em uma plantação de legumes no Egito:

Colheita:

  • Até 43% maior em comparação com campos com irrigação por gotejamento de superfície economia de água.

 

Economia de água:

  • A HYDRIP® permitiu economia de água de mais de 50% em comparação com irrigação por gotejamento de superfície com controle de irrigação convencional.
  • HYDRIP® permitiu economia de água de 20 a 30% em comparação com irrigação por gotejamento de superfície com a demanda impulsionada pelo controle de irrigação topo de gama.
  • A aplicação do condicionador de solo aumentou a água disponível no solo em 30%.

 

Outros efeitos:

  • 72% menos ervas daninhas em campo HYDRIP® em comparação com irrigação por gotejamento de superfície.
  • Aumento da atividade de microorganismos do solo: devido à evasão de condições anaeróbias no solo da contagem de bactérias aeróbias aumentou.
  • Aumento de nitrogênio no solo em 8% devido à atividade microbiana.
  • Menos infecção de abobrinha por doença mosca branca.

A ideia de elaborar um programa que apoie projetos inovadores internacionais de pesquisa e desenvolvimento com pequenas e médias empresas é bastante interessante, e, nesse caso, ainda realizou isso unindo universidades e empresas para elaborar um sistema inovador. Essa ideia vai de encontro ao objetivo do Sebrae e é importante porque são iniciativas como essa que viabilizam projetos que trazem resultados significativos a áreas problemáticas em países em desenvolvimento.