Logística integrada na distribuição de alimentos

Cooperativa criada por líderes comunitários da Nova Escócia para promover investimentos na distribuição de alimentos, aumentando o acesso dos moradores.

A FarmWorks Investment Co-operative Limited foi fundada em 2011 por líderes comunitários preocupados com as necessidades sociais, econômicas e culturais locais. É uma cooperativa que promove e fornece investimento comunitário estratégico e responsável na produção e distribuição de alimentos, a fim de aumentar o acesso a um abastecimento alimentar local sustentável para todos os habitantes da Nova Escócia. Há um potencial significativo para a agricultura e a produção de alimentos em benefício da saúde, do emprego e da economia da província.

Prática: FarmWorks

Instituições:

  • Proponente: FarmWorks
  • Executora: FarmWorks
  • Parceira(s):

Público-alvo: População da Nova Escócia.

Escopo Geográfico: Nova Escócia

Referência Temporal:

Fundada em 2011.

A missão da empresa é promover e fornecer investimento estratégico e responsável da comunidade na produção e distribuição de alimentos para aumentar o acesso a um abastecimento alimentar local sustentável para todos moradores da Nova Escócia.

 

Objetivos:

  • Desenvolver e comercializar um Fundo de Investimento comunitário para  o Desenvolvimento Econômico que arrecade entre US$100.000 e US $ 500.000 no primeiro ano;
  • Investir estrategicamente em empresas agrícolas e alimentares para ajudar a aumentar a produção sustentável de alimentos local e as receitas dessas empresas;

Criar apoio e orientação para facilitar a inovações agrícolas e relacionadas com os alimentos em parceria com organizações governamentais e não-governamentais. Avaliar outras ferramentas de investimento e as oportunidades de investimento que podem ajudar a alcançar os objetivos da FarmWorks.

Empréstimos

O Farmworks fornece empréstimos a empreendimentos em expansão ou em fase inicial relacionados ao setor alimentar e agrícola na Nova Escócia. Para receber o empréstimo, os interessados devem enviar uma solicitação preliminar e, se o negócio da empresa estiver de acordo com os princípios e objetivos da FarmWork, os candidatos devem enviar um plano de negócio que inclui informações e projeções financeiras. Então, os diretores e consultores avaliam o plano, realizam reuniões com os candidatos e visitam o local. Com isso, uma decisão final é realizada e, em caso positivo, é realizado o empréstimo.

 

CEDIFs

O Fundo de Investimento Comunitário para o Desenvolvimento Econômico da FarmWorks (CEDIF) permite aos habitantes da Nova Escócia comprarem anualmente ações ordinárias de diversas empresas que geram retornos financeiros significativos sobre os investimentos. Estes investimentos fornecem financiamento de dívida subordinada para agricultores, processadores de alimentos e produtores de alimentos de valor acrescentado, ajudando a aumentar a viabilidade e a sustentabilidade da agricultura e da segurança de um suprimento alimentar saudável.

 

O FarmWorks cria parcerias significativas com os investidores e com os beneficiários de empréstimos, com as empresas e outros credores. Essas parcerias contribuem para o crescimento das empresas do ramo de alimentação em toda a província.

Os Diretores e Assessores da FarmWorks identificam empresas que prevêem aumentar a produção e rentabilidade satisfatoriamente e de forma sustentável e trabalham de perto com elas para orientar e promover os seus negócios.

Em três anos, os moradores da Nova Escócia investiram 721.000 dólares americanos, e esse dinheiro foi investido em mais de 20 empresas até o momento. As amortizações de empréstimos estão imediatamente disponíveis para emprestar a outras empresas.

  • Cerca de 50 Fundos de Investimento Comunitário para o Desenvolvimento Econômico (CEDIF) foram estabelecidos na Nova Escócia como mecanismos de arrecadação de capital local para investimentos nos empreendimentos da província. Com isso, os acionistas conseguem receber créditos fiscais da província;
  • Um dos CEDIF’s criados pelos diretores da FarmWork arrecadou $224.300 em 2102, $225.300 em 2013 e $271.000 em 2014 com investidores na província;

Entre maio de 2012 e dezembro de 2013, empréstimos de $450.000 foram concedidos a 21 negócios do ramo alimentar.

Este modelo de negócio é interessante e bastante viável no Brasil, pois o país possui o segmento de agricultura familiar bastante forte, que poderia ser melhor explorado se estes agricultores recebessem capacitação técnica e inovadora. Além disso, o Brasil tem uma forte cultura cooperativista e possui linhas especiais de crédito para cooperativas de todos os ramos, inclusive o agrícola. O Sebrae poderia oferecer a capacitação técnica para viabilizar a formação dessas cooperativas.

Link externo para Logística integrada na distribuição de alimentos