Fundação Bright – educação empreendedora para jovens e adultos

Capacitações em empreendedorismo que estimulam a qualificação e a inserção de jovens chineses no mercado de trabalho.

Em razão da necessidade chinesa de estimular o empreendedorismo para qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho, a Bright China Holdings criou, em 2005, a Fundação Bright (BCF – Bright China Foundation).

A Fundação possui aproximadamente 14 mil alunos e executa vários programas, entre eles o de Educação Empreendedora, focado na  educação de jovens para o empreendedorismo, inserindo o tema nos currículos de escolas de administração, instituições de ensino e escolas profissionalizantes.

Nome: Programa de Educação Empreendedora

Proponente: Fundação Bright (BCF – Bright China Foundation)

Setor/Segmento: Educação

Contexto Geográfico: China

Referência Temporal: 2003

A iniciativa nasce da necessidade chinesa em estimular o empreendedorismo para a qualificação e a inserção de jovens no mercado de trabalho. Em 2009, a China realizou o primeiro levantamento sobre o empreendedorismo entre universitários. O resultado mostrou que 35% se dedicam ao setor de serviços, que não exige muito capital, tecnologia ou instrumentos de acesso ao mercado, e aproximadamente 13% dedicados aos setores manufatureiro, financeiro e de seguros. Nas entrevistas, nota-se que os universitários têm coragem e otimismo quanto ao futuro, mas o levantamento indica que menos de 2% deles escolhem montar seus próprios negócios.

Entre as ações desenvolvidas no contexto do Programa, destacam-se:

  • Programa para Jovens: Insere disciplinas de empreendedorismo na matriz curricular do ensino formal, técnico e profissional, além de capacitar treinadores/professores para estimular os alunos a se interessarem em aprender e empreender;
  • Prêmio Bright de Empreendedorismo: concede prêmios e certificados em competição nacional de planos de negócios entre jovens estudantes;
  • Inspiração para a Vida: trabalho de treinamento e reinserção no mercado de trabalho com prisioneiros em Pequim.

Entre 2003 e 2011, a BCF formou mias de 80.000 pessoas em 10 províncias da China. Mais de 100 alunos começaram seu próprio negócio. Além disso, nove jovens vencedores do China Entrepreneurial Spirit Award também ganharam outros prêmios no exterior, tais como o NFTE Global Entrepreneurship Awards ou o Golden Award of Asian Business Plan Competition.

No Brasil, diversas instituições focam-se em objetivo similar de disseminar a cultura empreendedora entre jovens, por meio da inserção do tema no ensino formal. Um em cada seis brasileiros em idade produtiva é empreendedor. E mais da metade desses empreendedores (56,9%) têm menos de 35 anos de idade. O país segue a mesma tendência de outras nações, onde os empreendedores são em sua maioria jovens (Portal Brasil Empreendedor, 2012).